29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Unesp solicita criação de feriado da Consciência Negra em Bauru

O prefeito de Bauru recebeu um manifesto assinado pelos diretores das três faculdades do câmpus da Unesp em Bauru (Faculdade de Engenharia, Faculdade de Ciências e Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação) solicitando ao Município que, a partir de 2020, o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, passe a ser feriado municipal. O documento solicita ainda que nessa data sejam realizados eventos e atividades que discutam questões étnico-raciais na cidade.

O documento menciona uma série de considerações para justificar a importância do tema, como a tipificação pela Constituição do racismo e injúria racial como crimes inafiançáveis e imprescritíveis e, em âmbito mundial, que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a Década do Afrodescendente (2015-2024), com o intuito de debater e encontrar soluções para o reconhecimento, a justiça e o desenvolvimento desse segmento social.

O manifesto lembra que a universidade criou o Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (Nupe), como forma de ampliar o debate estratégico sobre a questão racial. O diretor da Faac, professor Marcelo Carbone Carneiro, lembrou o episódio recente ocorrido com o professor Juarez Xavier – agredido com facadas em Bauru no Dia da Consciência Negra – fato que também é citado no documento entre as considerações de embasamento para a solicitação. “Um fato como esse ocorrido em nossa cidade mostra a importância do debate sobre o tema”, afirmou Carbone.

Além do manifesto com a solicitação, o diretor da Faculdade de Ciências, professor Jair Lopes Júnior entregou ao prefeito um título de “Honra ao Mérito” pela relevante contribuição à instituição, como parte das comemorações dos 50 anos da FC. Gazzetta se graduou em Biologia pela Faculdade de Ciências da Unesp em 1991.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes