7 de agosto de 2022

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Saúde

Botucatu terá ações para alertar sobre doenças vasculares

Durante todo o mês de agosto, o prédio da Prefeitura de Botucatu estará ostentando a cor azul em referência ao mês da conscientização à Saúde Vascular, campanha que tem por objetivo conscientizar a população sobre as doenças vasculares.

Neste sentido, a Disciplina de Cirurgia Vascular, da Unesp Campus de Botucatu, com apoio da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), da Secretaria Municipal de Saúde e da O.S.S Pirangi, realizará atendimento individualizado, informações a respeito das doenças, formas de prevenção e tratamento.

A ação será realizada no dia 27 de agosto, das 10 às 15 horas no Shopping Park Botucatu.

Neste dia, sob a coordenação do Dr. Rafael Elias Farres Pimenta, os médicos e equipe de enfermagem farão gratuitamente uma triagem e orientação individualizada ao público interessado, quanto aos sinais e sintomas do aneurisma de aorta e da aterosclerose carotídea, na intenção de que todos fiquem atentos quanto aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas.

Também será realizado o exame ultrassonográfico de triagem, com intuito de identificar a presença das doenças e em caso positivo, encaminhar para seguimento no HC-UNESP. Cartilhas com orientações serão distribuídas aos visitantes.

O evento que conta com a contribuição de cirurgiões vasculares, residentes da especialidade, acadêmicos e equipe de enfermagem e possui a chancela da SBACV-SP, é uma ótima oportunidade para prestação de serviço público, ainda auxilia para informar a população a respeito de doenças específicas que o angiologista e o cirurgião vascular tratam, e por que especialistas da área devem necessariamente ser escolhidos para o seu tratamento.

continuar »

“Semana da Alfamanosidose” discute sobre doença rara

Patrícia Torres, mãe do Patrick, de 20 anos, obteve o diagnóstico que o filho era portador de uma doença ultrarrara, a Alfamanosidose, em 2009, quando ele tinha 7 anos. “Foi muito difícil receber essa notícia, ainda não sabíamos nada sobre a doença e não tínhamos referências dela no Brasil. As pesquisas que realizei em outros países mostravam que a expectativa de vida era de 7 a 10 anos e eu entrei em desespero”, relata Patrícia.

continuar »

Marcello Felício é o novo secretário da Saúde

O prefeito Mário Pardini comentou a nomeação de novo secretário na área da saude. “Terminamos a semana com dois importantes reforços em nossa equipe. Claudia Gabriel como Secretária de Educação e Marcello Felício como Secretário de Saúde”, comentou.

continuar »

Neuromodulação cerebral ajuda a reabilitar pacientes pós AVC

Um estudo clínico pioneiro, criado e desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Unesp, campus de Botucatu (FMB), tem chamado atenção da comunidade científica internacional e surge como uma alternativa promissora para melhorar a evolução clínica de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que apresentam Negligência Espacial Unilateral.

continuar »