28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Reeducandos da Penitenciária de Iaras revitalizam escola na cidade

Reeducandos que cumprem o regime semiaberto na Penitenciária “Orlando Brando Filinto” de Iaras revitalizaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Assentamento Zumbi dos Palmares,  localizada na zona rural da cidade. A ação faz parte do projeto Escola + Bonita, que oferece capacitação na área de pintura de prédios públicos aos internos.

Ao todo, 25 presos participaram do curso Via Rápida Expresso, com carga horária total de 100 horas. As aulas teóricas ocorreram na unidade prisional e todo o conteúdo aprendido foi colocado em prática na instituição de ensino em quatro finais de semana: 30 e 31 de março, 6, 7, 13, 14, 18 e 20 de abril.  

Em 2019, somente na região de Avaré, três escolas já foram pintadas nas cidades de Iaras, Avaré e Itaí.  

ESCOLA + BONITA

O projeto Escola + Bonita prevê a revitalização de 2,1 mil escolas do Estado de São Paulo até o ano que vem, por meio do curso Via Rápida Expresso e de contratos firmados por intermédio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). A ação é resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais da Administração Penitenciária (SAP), da Educação (SEE) e de Desenvolvimento Econômico.

“A pintura é feita em horários que não interrompam a utilização da escola e com todos os cuidados devidos, como tintas que não têm cheiro, para permitir que no dia seguinte professores, gestores, funcionários e alunos também possam frequentar”, afirmou o governador João Doria, durante lançamento do programa em uma escola de São Paulo.

“O Estado tem à disposição mão de obra qualificada e de reduzido custo. E oferecemos oportunidade para que esses reeducandos, no término do cumprimento da pena, saiam em liberdade com uma qualificação e não retornem ao sistema prisional”, ressalta o secretário de Administração Penitenciária, coronel Nivaldo César Restivo.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes