25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Espetáculo O Quebra Nozes chega a Bauru neste sábado

Neste sábado (7), o Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” recebe a Cisne Negro Companhia de Dança para o espetáculo “O Quebra-Nozes”, em duas sessões: 14h30 e 20h30. O espetáculo é viabilizado pelo Programa de Ação Cultural – ProAc ICMS do Estado de São Paulo e, em Bauru, tem patrocínio da Tilibra. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados 1h antes de cada sessão.

A obra é uma adaptação do conto infantil “Nussknacker und Mauserkonig” (Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), de E. T. A. Hoffmann. Com composição do russo Tchaikovsky, foi apresentado pela pela primeira vez em 1892, em São Petersburgo.

A criação da coreografia “O Quebra-Nozes” que será apresentada no Teatro Municipal aconteceu no estúdio de balé Cisne Negro, junto com integrantes da Cia Cisne Negro, em São Paulo, há 36 anos. Desde então, tem sido apresentada anualmente de forma ininterrupta. Na época, foi premiada como melhor espetáculo pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e desde então foi incorporada ao repertório da Cia Cisne Negro, começando a ter destaque artístico e ganhando outros prêmios.

O “Quebra-Nozes” é um clássico natalino, e é apresentado pela Cia durante todo o mês de dezembro no estado de São Paulo. Em circulação pelo ProAc, será levado de forma gratuita para 3 cidades do interior (Jundiaí, Franca e Bauru), onde será encenado o II ato da coreografia. A diretora artística Dany Bittencourt, explica que “o segundo ato é o grande desafio para os bailarinos. Requer um nível mais profissional, pois as danças são mais difíceis de serem executadas tecnicamente”.

Sinopse
A coreografia conta a fantasia de Clara, uma menina que na noite de Natal ganha de seu padrinho, o mago Drosselmeyer um boneco quebra-nozes, e se encanta com ele. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu novo presente, adormece e entra no mundo da fantasia.

No espetáculo, os brinquedos ganham vida, dançam, lutam e viajam para O Reino das Neves e Reino dos Doces, onde Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso pas-de-deux (passo de dois) da Fada Açucarada.

Sobre a Cisne Negro Cia de Dança
A Cisne Negro Cia. De Dança, tem direção Artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt. Com 42 anos de existência, é considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, com sucesso de crítica e de público. Entre seus traços marcantes estão a diversidade e a inovação. Seus trabalhos já foram apresentados em várias cidades do Brasil e no exterior, em países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Tailân, Uruguai, China e Romênia.

Serviço
Cisne Negro Cia. De Dança apresenta “O Quebra-Nozes”
Sábado, 7 de dezembro.
Sessões: 14h30 e 20h30
Local: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”
Entrada gratuita – retirada de ingressos 1h antes de cada sessão

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes