29 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Profissional de TI descobriu novos horizontes através do Reiki

Por: Karina Sant’Ana – “Conhece-te a ti mesmo” essa frase famosa é atribuída ao filósofo grego Sócrates e está muito em voga nos dias de hoje. Isso porque, segundo um levantamento da “World Health Day 2023” realizado pela Ipsos em 31 países, constatou que os brasileiros estão mais preocupados com a saúde mental do que com a saúde física. O estudo apontou que mais da metade da população brasileira (75%) se interessam por buscar tratamento psicológico, pois julgam-se mais estressados. Na mesma pesquisa, 65% dos entrevistados declararam se sentirem deprimidos.

Era só mais um sábado, quando recebi uma mensagem de uma amiga que há muito tempo não fazia contato. Ela estava convidando-me para um evento em sua clínica de fisioterapia, uma roda de conversa sobre saúde integrada. Como dedico-me à editoria de saúde mental, achei que seria uma boa ideia comparecer e, lá fui, para mais uma iniciativa de integração em Botucatu, de pessoas preocupadas em gerar a disseminação de conhecimento e informação sobre saúde.

Quando cheguei, me reuni com mais cinco mulheres interessadas no assunto. Entre elas estava Marlize Moraes, uma ex-professora de informática e fundadora do departamento de TI da Caio Induscar. Com uma personalidade alegre e descontraída, ela logo chamou-me a atenção, porém, nada despertou mais a minha curiosidade do que saber que hoje ela trabalha como terapeuta holística, aplicando técnicas de Reiki para curar a dor física e emocional de muita gente na cidade.

O reconhecimento do Reiki para OMS e para o SUS

Desde 2007 o Reiki é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tratamento auxiliar para redução da dor. Em 2017 o Ministério da Saúde Brasileiro adotou a prática e a incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde.

O evento tinha a cara de um coffee break, água, sucos naturais, bolos e cappuccino eram servidos entre o intervalo de uma fala e outra. Todos os presentes puderam participar com sua opinião sobre o tema em questão, risos e depoimentos engraçados deram o tom para aquela tarde de sábado. Ao final, houve sorteio de serviços, como amostras do trabalho das mulheres que lá estavam. Eu ganhei uma sessão de Reiki e o agendamento de uma entrevista exclusiva.   

O Princípio da Vibração

Um dos pontos relevantes das sete regras herméticas de um antigo texto e sem autoria, ‘O Caibailion’. O princípio da vibração é utilizado na psicologia analítica de Carl G. Jung para afirmar que a diferença entre cada matéria, emoção, condição e fenômeno se dá pela diferença de vibração e são transmutáveis entre si. partindo dessa premissa, pode-se afirmar que as palavras têm poder? Sim. E, ainda mais, elas podem alterar as nossas emoções e vibrações energéticas do corpo e mente. “sentimentos trazem formas de pensamentos, que se criam em cima da nossa cabeça como se fosse um “fantasminha” contaminando tudo”. Afirma a terapeuta holística e especialista em Reiki Marlize Moraes. 

O horário marcado para o início da entrevista gravada em, áudio somente, era às 14 horas da tarde daquela terça-feira ensolarada, a minha sensação térmica era de uns 30 graus, mas, como estava disposta a caminhar, achei melhor não consultar a previsão do tempo no smartphone. Atravessei a avenida Dr. Vital Brasil inteira até ultrapassar a famosa praça “Brasil Japão”, quando finalmente cheguei ao consultório de terapia da Marlize, um lugar claro e aconchegante que transmitia-me uma vibe muito boa. 

Combinamos 30 minutos de conversa gravada, eu queria muito saber quem é esta mulher, não apenas o que ela faz, mas o que a motiva a ser quem ela é. Estava curiosa para saber como o reiki surgiu em sua vida e qual era a sua perspectiva que a levou a ter tais pensamentos, os quais mudaram a sua carreira e estilo de vida. Marlize recebeu-me com um sorriso largo e um abraço amistoso, logo ofereceu-me um copo d’água e em minutos estávamos frente a frente, devidamente microfonadas para começar a entrevista que você ouve agora, pelo podcast Troca de Ideias, episódio #03. “Como os chakras podem organizar a sua vida?”

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes