Uma das ruas do Jardim Tropical onde só se via mato alto hoje está limpa com árvores plantadas, grama, bancos e até suportes com livros para leitura.
Essa situação pode ser vista no Jardim Tropical, em Botucatu. A iniciativa partiu dos próprios moradores.
Segundo Denis Vivan, o final da rua onde mora era um verdadeiro matagal. “Eu e minha esposa Michelle plantamos árvores, grama, colocamos mesa com bancos e uma caixa com livros. Tudo sem gastar um centavo. Hoje, além de ter uma belo espaço em frente de casa, com frequência vemos famílias e crianças curtindo o lugar”, comentou.
Segundo ele, que atua como instrutor de cursos na área de artesanato, logo que passaram a morar há um ano no bairro perceberam que podiam fazer algo. “Desde quando mudamos no Jardim Tropical percebemos que existiam muitas áreas verdes que não estavam sendo usadas – com muito mato e abandonadas – então a gente pegou para cuidar e carpir, limpar, pegar o lixo e plantar árvores. No começo, outros moradores vieram ajudar. Eram mais de 10 pessoas. Hoje sou eu e a minha esposa Michele. Também há mais 2 moradores: a Heloísa e o Diogo que ajudam várias vezes quando vamos plantar e mexer com as plantas existentes”, contou ao 14News.
Denis diz que no ano passado quando os cursos que leciona no Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural pararam por conta da pandemia ele e a esposa passaram a cuidar do bairro. Depois passaram a ficar mais aos finais de semana em Botucatu e nesse tempo aproveitavam para realizar a limpeza, plantios e cuidar do espaço.
Durante esse trabalho foram 350 plantios entre as ornamentais e frutíferas. As mudas foram doadas por moradores, empresa de jardinagem e também conseguidas no viveiro municipal.
Quase tudo foi doação. Então resta o trabalho de carpir, amarrar as plantas, então segundo ele, é algo contínuo. Também fizeram uma vaquinha para a compra de uma mangueira de 150 metros para a irrigação.
Hoje quem anda pelo local percebe os balanços, lixeiras para áreas de uso comum, praça com livros, tudo com doações.
“Estamos cuidando do bairro com as próprias mãos e fazendo de tudo para deixar o bairro bonito”, disse o morador, Denis Vivan.