23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Profissional que atua na Região Turística do Polo Cuesta é indicada a prêmio nacional

Milene Moreira da Região Turística do Polo Cuesta SP está entre os 6 profissionais indicados ao “Prêmio Melhor Profissional de Turismo” que está na 5ª edição, pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (Abbtur) no ano de 2020.

-“Milene: Celebro o reconhecimento ao meu trabalho e minha dedicação. Meu foco sempre será o coletivo”

“Essa indicação é interessante para motivar os atores turísticos que estão envolvidos no trade turístico (conjunto de equipamentos da super-estrutura constituintes do produto turístico) da nossa região. Também é importante para estimular investimentos e os profissionais da área. Creio que isso seja motivador”, comenta a profissional que pela primeira vez teve essa indicação.

Ela foi citada como uma das melhores profissionais que atuam em turismo no território brasileiro. “Foram 6 indicações, então só ter sido indicada é uma grande premiação porque independente de eu ganhar esse prêmio ou não, estou entre os 6 melhores profissionais, segundo a categoria, pela associação brasileira de profissionais de turismo do nosso País. É algo que me deixa grata e com o pé no chão porque respeito a necessidade de apoiar a todos”, destaca.

Milene diz que esse prêmio não só estimula todas as pessoas que trabalham com turismo porque ele referencia a região. No mapa nacional do turismo a região é conhecida como Região Turística do Polo Cuesta que hoje é composta por 9 cidades. “Toda a nossa região vem sendo solicitada há alguns anos – e com mais ênfase de 2019 pra cá – com o trabalho da regionalização do turismo. “Essa atividade é um desenvolvimento econômico e social. Meu último trabalho na gestão pública foi na prefeitura de Itatinga onde estive secretária de turismo. Depois veio a pandemia e demos uma pausa, mas independente disso todo o processo de apoio para a nossa região: Botucatu, Pardinho, Anhembi, Bofete, Avaré, Paranapanema, Pratânia, são cidades onde sempre estou em conjunto – como parceira, como amiga e profissional – ajudando na construção dessa sensibilização da regionalização e trabalhando pelo desenvolvimento econômico e turístico. Então esse prêmio vem fortalecer esse momento que a nossa região vai viver, a partir de agora, com o plano regional de turismo. O nosso Estado de São Paulo lançou há cerca de 20 dias o seu plano de turismo. E o Ministério do Turismo está pedindo a regionalização para desenvolver a economia através do turismo. Então essa indicação é muito importante porque além dela destacar toda a nossa região, ela pode atrair investidores, como resorts, empresários e trabalhar também, até os pequenos empreendedores (desde o artesão até as pessoas que produzem produtos dessa mesma área, a arte e o turismo em si)”, comentou ela ao 14News.

“Celebro o reconhecimento ao meu trabalho e minha dedicação. Meu foco sempre será o coletivo. A indicação já é um prêmio, estar entre os melhores profissionais do ano é uma honra”.

Motivo da indicação

“Essa indicação é um conjunto de ações que eu venho desenvolvendo precisamente nos últimos 6 anos. Eu já atuo na área – em conjunto com a educação – há muito mais de 8 anos, mas nos últimos 6 anos, foi onde eu comecei a focar mais (nessa área). É um conjunto de ações que levaram a isso. Eu atuando como conselheira municipal de turismo, em Pardinho, no processo da construção de tudo o que está acontecendo, colaborando com os amigos de Conchas, Anhembi, somando forças com os secretários municipais, e o próprio consórcio Polo Cuesta, que são amigos também, os gestores municipais, e não posso deixar de citar a sensibilização junto à iniciativa privada porque a regionalização do turismo – ela tem por premissa acontecer – mas a iniciativa privada em toda a nossa região, as cidades citadas, e as que podem agregar; porque região turística pode ser inclusa, como Torre de Pedra, Cerquilho, Laranjal, e tantas outras cidades que estão aqui no entorno, e que não fazem parte dessa composição ainda. Por isso que nós estamos trabalhando com a regionalização, e implantar o plano de governança regional. Tudo isso (o prêmio e os avanços) é fruto de todo um trabalho que vem sendo realizado, sempre pensando no coletivo, tratando todos com muito respeito, sem diferenciação, tratando igual desde o mais simples ao com cargo máximo em uma gestão executiva, tentando explanar que o turismo é desenvolvimento econômico e social, buscando quebrar paradigmas, e construir essa história que hoje só está no começo, porque existem muitos desafios; mas vai ser possível”, finaliza Milene.

-Milene comenta sobre a indicação.

“Agradeço também aos amigos do turismo brasileiro, fruto da conexão Ana Carla Moura”, disse Milene.

As nove cidades da região Turística do Polo Cuesta SP são: Botucatu, Pardinho, São Manuel, Pratânia, Itatinga, Bofete, Anhembi, Paranapanema, Avaré, atuais integrantes ao Consórcio entre Municípios Polo Cuesta.

As outras cidades em torno que podem somar forças em torno desse desenvolvimento regional, segundo a especialista são municípios, como: Conchas, Torre de Pedra, Laranjal Paulista e Cerquilho, por exemplo.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes