23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

GEB de Botucatu discutiu tipos de parcerias onde todos agregam e ganham em um projeto

Na quinta-feira (26/11), o GEB – Grupo de Empreendedores de Botucatu (SP) realizou encontro online quando abordou o tema sobre parcerias onde todos os envolvidos ganham. Foram 65 pessoas online debatendo sobre o assunto, envolvendo 8 cidades diferentes: Araraquara, Minas Gerais, Itu, São Paulo, Ribeirão e Rio Preto, Ourinhos e Sorocaba.

“O advento da pandemia gerou essas oportunidades da gente reunir pessoas de diferentes lugares tratando de um assunto onde todos agregam na discussão”, comentou Pedro Souza, presidente do GEB.

Foi destacado os tipos de parcerias existentes: A, B e C. O modelo C: as pessoas são parceiras, mas não há emprenho e troca da outra parte. O B: existe um trato comercial (um consome produtos do outro), existindo uma reciprocidade de consumo. Parceria A: é aquele que cuida do outro, ou seja, indica, recomenda, cuida, estende a mão para prestar ajuda, e estão sempre juntos em atividades.

Foi discutido ainda sobre os 3 pilares para as parcerias de sucesso. Ao ser convidado para ser parceiro em algum projeto é importante se perguntar se o empreendedor vai agregar a esse trabalho. Se sim, deve-se questionar ainda: como será, quando e quanto será necessário se empenhar. E também saber se os lados irão agregar nesse cenário. Caso a resposta seja sim, o próximo passo é saber se ambos ganharão igualmente neste projeto de parceria.

“Esse pilar é muito importante porque muitas vezes, duas pessoas com grandes sinergias e disposição entram em algum projeto, mas os ganhos são desiguais. Então vai chegar uma hora que quem está ganhando menos vai sair do projeto. Não só somente colocar a questão do ganho desigual porque o empreendedor vai também entrar no projeto e colocar energia, mas não gerando nenhum tipo de ganho vai chegar um momento que vai cansar e o projeto vai se dissipar”, explica Pedro Souza.

Houve diferentes opiniões dos empreendedores no debate. Alguns disseram que se confiam plenamente no parceiro que já conhecem mergulham no projeto. Por isso a importância de estar cercado de parceiros confiáveis. Estando perto pode sempre surgir a oportunidade de participar. Pedro Souza reforçou o prazo de 72 horas para responder a uma proposta de parceria porque muitas vezes os empreendedores dão essa resposta por impulso e depois se decepcionam. Teve participante que destacou que a discussão ajudou a ter mais clareza ao pensar em parcerias e ainda houve a seguinte dica: fazer um termo chamado acordo de sócios para destacar o papel de cada um projeto.

Participaram ainda do evento do GEB 10 mulheres do MEA – Mulheres Empreendedoras de Araraquara.

O próximo encontro vai continuar tratando do mesmo assunto com multisalas para que umas conheçam o trabalho das outras, onde elas poderão se conhecer e fecharem negócios.

Sobre o G.E.B.

O Grupo de Networking business se reúne semanalmente para estreitar parcerias comerciais e fomentar a cultura empreendedora por meio de dicas, treinamentos e palestras. O grupo reúne mais de 60 empreendedores de diversos segmentos do comércio e da prestação de serviço da cidade. A data de nossa fundação é 13/01/2017.


Os encontros acontecem todas às quintas-feiras a partir das 7 da manhã começando por um delicioso coffee break entre os membros e a partir das 07h30 iniciam-se as apresentações comerciais, bem como os conteúdos empreendedores.

Durante a pandemia a reunião semanal é online utilizando a ferramenta ZOOM.

O lema é “a não segregação”, por este fato o grupo se difere de outros podendo ter vários membros do mesmo segmento empresarial.
Você pode conhecer nosso projeto sem custo e sem compromisso – https://bit.ly/2WinXrz

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes