Boletim covid-19 desta quinta-feira (20), em Botucatu onde mais 16 pacientes testara positivo nas últimas 24 horas, sendo 4 sem sintomas.


Veja também a análise do Professor Caldas:

A Pandemia mostra que as Regiões de BOTUCATU e AVARÉ tem o melhor desempenho do estado de São Paulo em indicadores da ocorrência da Covid-19.

Em meio a tantas informações sobre a Covid-19, aproveitamos para demonstrar o quanto nossa REGIÃO está a merecer a instalação de seu próprio DEPARTAMENTO REGIONAL DE SAÚDE (DRS).

Para quem ainda não saiba, o DRS XVIII – Botucatu (juntando as Regiões de Saúde Polo Cuesta/Botucatu + Vale do Jurumirim/ Botucatu) chegou a ser criado pelo Decreto n° 63.906, de 06/12/2018, mas nunca foi implantado pelo atual governo.

Com dedicação e paciência o Prof. João Carlos Vieira construiu uma planilha onde os todos DRS do Estado de São paulo foram ordenados segundo quatro indicadores da ocorrência da Covid-19: Casos e Óbitos até 14/8/20 + aumento do número de Casos e de Óbitos entre os dias 15/7 e 14/8/20). Foram e atribuídos pontos, por indicador, variando de 2 (pior situação) a 20 pontos (melhor situação). A pontuação máxima a ser alcançada era 80 (oitenta).

Pois bem, vejam na figura abaixo, que a nossa DRS XVIII – BOTUCATU atingiu 71 pontos (de um máximo de 80), sendo a MELHOR PONTUAÇÃO DENTRE OS 18 DRS DO ESTADO.

ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DO DEPARTAMENTO REGIONAL DE SAÚDE DE BOTUCATU SER INSTALADO (criado ele já está).

Tive o privilégio de Coordenar o Grupo de Trabalho criado pelo Prof Pasqual Barretti, Diretor da FMB, que elaborou a proposta de criação de nossa DRS, em 2018, e colocamos a disposição de nossos agentes políticos estes dados demonstrativos de nossa EXCELÊNCIA REGIONAL EM SAÚDE, até na Pandemia de Covid-19!

Obs: a atual DRS-VI – Bauru foi dividida em duas áreas: as Regiões de Saúde de Bauru, Jaú e Lins e as Regiões de Saúde de Botucatu e Avaré.