23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeito de Anhembi é cassado durante sessão na Câmara Municipal

-O prefeito postou na rede social foto em protesto à sessão de cassação

Nesta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Anhembi (SP) cassou o mandato do prefeito Miguel Machado (PSD). A acusação foi por improbidade administrativa.

O processo instaurado em 11 de maio de 2020 teve o seu resultado e votação nesta quinta-feira em sessão realizada pelos vereadores.

A denúncia foi apresentada levando em conta que o prefeito teria cedido veículo oficial para uma viagem à Bahia para satisfazer interesses particulares.

Outra denúncia foi em torno da cessão de máquinas e caminhões para serviços de terraplanagem a particular. Ainda cita a denúncia excesso de distribuição de cestas de natal através de aquisição extra para distribuir para além dos servidores, e promoção pessoal com recursos do erário por divulgação de vídeos.

Com a cassação, tornou-se prefeito o então vereador Sebastião de Quadros que atuava como presidente da Câmara Municipal.

A sessão de cassação durou cerca de 6 horas nesta quinta-feira.

A votação teve resultado de 6 a 3 pela cassação.

Abaixo a nota do prefeito encaminhada ao 14News antes da cassação, mas que se defendia sobre os fatos:

Em nome da transparência e da lealdade ao povo que nos elegeu de forma democrática com mais de mil votos de diferença sobre nosso adversário na última eleição, venho a público esclarecer a situação política que estamos vivendo.

A Câmara dos Vereadores vota nesta quinta-feira, 20, um pedido de cassação do meu mandato.

Nenhuma novidade para o povo de Anhembi. Desde 2017, os vereadores que ocupam a atual a oposição articulam uma forma de nos tirar do poder. Foi dessa forma que eles se afastaram um a um, cada um deles brigando por seus interesses pessoais. Um deles porque queria prejudicar a ex-esposa, outro queria sua empresa contratada, outro porque queria mais poder em Piramboia e, por aí seguiu.

Dessa maneira, mesmo sem a maioria na Câmara, nós continuamos fazendo aquilo que mais sabemos: trabalhando pelo povo. E o resultado desse trabalho é visto a todo momento.

São obras e conquistas de grande relevância por toda a cidade, como a Nova SP-147, o Novo Posto de Saúde, a UBS de Piramboia, o Centro Cultural, Centro Comunitário, programas, ações e tantas outras coisas boas que vamos deixar como legado para nossa população.

A oposição inconformada e vendo o nosso trabalho render tantos frutos, além de nunca ter trazido um real sequer em verbas, usou o seu cargo para buscar o seu projeto de poder. Vendo poucas alternativas e percebendo que será difícil nos encarar na urna, eles buscaram artimanhas como esta que estamos vendo, uma cassação meramente política. Nosso governo, no entanto, pode dizer de boca cheia que é e sempre foi, Ficha Limpa!

Tudo isso, pasmem, num momento tão delicado em que estamos em meio a uma pandemia, em que os esforços deveriam estar unificados para combater e enfrentar esse enorme problema que nos avizinha. Durante esta CEI, foram três meses desperdiçados em que poderiam estar buscando os interesses do povo. Mas não, eles preferiram lutar por sua causa própria.

Vamos seguir confiando na Justiça – a justiça de verdade e não nessa armadilha que fizeram para mim – tranquilos, serenos, de cabeça erguida, consciência limpa e certos de que ela não falhará. Anhembi sabe quem trabalha por ela, quem tem serviço prestado e quem a ama de verdade.

Sessão da cassação:

https://www.facebook.com/camaraanhembi/videos/769917863834115

TRE-SP

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou ao 14News na tarde desta quinta-feira (20): “O cartório da 041ª Zona Eleitoral recebeu agora a pouco a comunicação da Câmara de Vereadores sobre a cassação do Prefeito. As próximas providências cabem à Câmara de Vereadores. Atenciosamente – Seção de Jornalismo”.

Recorrer à Justiça

O prefeito cassado para recorrer à justiça para tentar voltar ao cargo na cidade.

Manifestação do prefeito após a cassação:

“HONRA E DIGNIDADE – Meu saudoso pai me ensinou desde pequeno a seguir pelo caminho correto, ainda que seja longo e espinhoso. Essa premissa eu sigo até os dias de hoje.
Tive na minha vida a maior alegria que um cidadão pode ter, de servir a sua comunidade. Fui vereador, onde aprendi o funcionamento do legislativo; Mais adiante me apresentei como candidato e perdi. Foi doloroso, mas, foi a vontade popular. Respeitei, ergui a cabeça e fui trabalhar pelo povo.

Me candidatei ao executivo novamente encarando uma enorme máquina que governava a cidade há 12 anos e pela vontade soberana da população, pelo que há de mais bonito na ordem democrática, que é o voto, me elegi com mais de 3 mil votos, uma diferença de quase mil para o meu adversário.

Uma honra imensa para quem nasceu e viveu toda sua vida aqui, nessa terra abençoada. Procurei honrar cada voto e cada minuto do meu mandato retribuindo essa confiança com muito trabalho. Plantamos sementes muito boas que estão dando frutos que podem ser vistos por todos os cantos com obras, conquistas e ações que melhoram a vida das pessoas, trazendo desenvolvimento e esperança de dias melhores ao nosso povo.

Isso, posso dizer com toda certeza, é o que há de mais prazeroso para um administrador. Um sorriso de uma criança, um abraço sincero de uma pessoa humilde, não há nada no mundo que se equipare a essa satisfação.
Outros, portanto, preferem o caminho curto e largo, preferem a entrada pelos fundos, pela janela talvez. Preferem o poder a qualquer custo ao prazer do trabalho e principalmente, ao prazer de seus frutos. Preferem artimanhas, subterfúgios, arapucas que encurtem seus caminhos em busca daquilo que eles tanto almejam. Para eles, o povo é aquilo que menos importa, são apenas instrumentos dos seus objetivos.

Obrigado a todos que tem se manifestado com tanto carinho, respeito e amizade! Peço a todos que não se entristeçam, não abaixem suas cabeças e tenham muito orgulho de tudo isso que estamos construindo por Anhembi. Nós sim, podemos chegar em casa e olhar nos olhos de nossas famílias com a consciência limpa da honestidade e da dignidade.

Seguimos em frente, certos de que a justiça não falha. A justiça de verdade, é claro. Não um jogo de cartas marcadas. O povo é sábio e saberá julgar aqueles que servem e os que querem ser servidos. Eu amo Anhembi e caminharei fazendo aquilo que melhor faço: trabalhando!”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes