20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Atendimento psicológico online tem aumento de procura. Saiba como solicitar

Diversos atendimentos e serviços a população passaram por mudanças em 2020. Psicólogos, por exemplo, tiveram a regularização da modalidade de atendimento via online com a resolução 11/2018. Esse serviço teve maior procura devido ao isolamento social na pandemia de covid-19. Pacientes que já estavam em tratamento e, mesmo quem quiser iniciar um acompanhamento psicológico, ambos podem ser atendidos remotamente. As ferramentas a serem utilizadas variam entre os profissionais da área.

-A psicóloga Silvana Hilario de Botucatu passou também a realizar atendimento online.

Segundo afirmam psicólogos, esse modelo trouxe algumas vantagens, como evitar o tempo de deslocamento e ser atendido no conforto da própria casa e/ou qualquer local em que se esteja. Os valores seguem tabelas indicadas pelos conselhos regionais e por vezes são mais acessíveis que o sistema presencial.

“Hoje, com a pandemia, esse tipo de atendimento tem sido mais procurado que o presencial. Percebo também um maior interesse das pessoas em buscar o crescimento pessoal e se encontrar em meio a tantas mudanças”. A incerteza do futuro e a crise trazem a necessidade do ser humano se reinventar”, explica a psicóloga Silvana Hilario que atua também com o atendimento online. “Importante lembrar que a terapia online conta com a ética, sigilo e a competência profissional igualmente oferecida na psicoterapia presencial, assim como seu formato de encontros e duração”.

EBC | Pode Cair no Enem: saiba como atualidades podem aparecer na prova

No caso das pessoas que já vinham fazendo atendimento presencial orienta-se que seja avaliada a possibilidade de continuar esse atendimento [de forma online ou presencial]. Sobretudo, porque, se já era feito o trabalho psicoterápico antes, muito provavelmente já havia questões anteriores que vinham sendo analisadas.

Não há proibição para atendimento presencial, mas que deve haver respeito às orientações das organizações de saúde para garantir a segurança tanto do paciente quanto do psicólogo.

Online | EBC Rádios

Este ainda é um momento que, por si só, produz naturalmente uma situação de muita ansiedade e tensão. É frequente o relato de pessoas que se sentem mais angustiadas e com medo. As notícias que chegam são aterrorizantes, levando a sensação de insegurança muito grande. A sensação de vida ameaçada repercute no aumento do estresse e se não cuidado pode levar à depressão, pânico etc. O suporte psicológico vem a ser fundamental neste momento.

As tecnologias, de forma geral, trazem a possibilidade de estar conectado com os outros. Não poder ver quem gostamos, abraçar um familiar é fator de sofrimento ao ser que é entendido como biopsicossocial. Porém, existem várias alternativas virtuais para não se estar só. É possível criar e/ou manter redes de amizade, de contato e apoio. É muito importante não ficar isolado, sozinho no próprio mundo com suas angústias.

Aos 50 anos, internet ainda precisa ser levada a mais brasileiros | Agência  Brasil

O distanciamento social é importante no combate ao vírus, mas, é possível nos aproximarmos emocionalmente, criar, resgatar e/ou restabelecer canais de comunicação, de aproximação.

(14) 98134-5639. Ou abaixo pelo WhatsApp.

Solicite um psicólogo aqui.

Fan Page: https://www.facebook.com/psicologa.silvanamhilario


Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes