23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

25 de novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher

No dia 25 de novembro de 1960 as irmãs Mirabal, conhecidas como “Las Mariposas” foram assassinadas violentamente, por ordem do ditador da República Dominicana, Trujilo. As três irmãs – Patria, Minerva e Maria Teresa – lutavam por melhorias sociais no país, e tiveram sua morte encoberta como um acidente.

Diante do acontecido, no ano de 1981 em Bogotá, na Colômbia, aconteceu uma reunião de diversas organizações de mulheres de todo o mundo, ocasião em que ficou decidido que o dia 25 de novembro seria instituído como o dia do combate da violência contra a mulher, em homenagem as irmãs Mirabal.

Logo após, em 1999, a ONU proclamou a data como” Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” a fim de estimular que os governos realizem eventos anuais como necessidade de extinguir a violência que destrói a vida de milhares de mulheres.

Passados 60 anos após o assassinato das irmãs Mirabal, histórias como essa ainda fazem parte do nosso cotidiano, índices de feminicídio só sobem, mulheres são violentadas e assediadas todos os dias.

Segundo pesquisas de mídias independentes, durante a pandemia no Brasil, a cada 09 horas uma mulher é morta.

Nos primeiros seis meses de 2020, 1.890 mulheres foram mortas de forma violenta, boa parte em plena pandemia do novo coronavírus – um aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2019.

Em SP a violência contra mulher aumenta 44,9% durante a pandemia, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na cidade de Botucatu, um grupo de profissionais da cidade se uniram esse ano, para criar uma rede de apoio e combate à violência doméstica, intitulado como Renascer Mulher Botucatu. O grupo é composto pelas advogadas Rayssa Blumer Surano, Isadora Tieghi e Maria Flávia Ferreira Maiello, que também é presidente do Conselho da Mulher de Botucatu, pelos agentes da Guarda Civil Municipal de Botucatu Cíntia Ribeiro e Thiago Belo Salgado, pela assistente social e Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Andrea Machado Pierine, e pela psicóloga Marina Destefani.

O Renascer Mulher Botucatu é uma rede social que se encontra na plataforma do Instagram e também no Facebook, a página além de disponibilizar diversos conteúdos relacionados ao universo da mulher e ao combate à violência doméstica também serve como canal de ajuda, através dela mulheres conseguem entrar em contato para receber o atendimento necessário.

Se você estiver passando por alguma situação de violência, não deixe de procurar os canais de ajuda, a vida começa quando a violência termina.

Disk 180 – canal específico para denunciar violência contra a mulher

Disk 190- em caso de flagrante

Disk 199- Patrulha Maria da Penha

Instagram: @renascermulher_btu

Facebook: Renascer Mulher Botucatu

(Artigo de Rayssa Blumer – advogada e do Grupo Renascer Mulher).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes