26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Fim da “linha”, começo da “costura” – por David Sierra de Almeida Fagundes

-Por David Sierra de Almeida Fagundes – Especialista em Comunicação e Marketing pela Unesp Bauru

Brasil
Com a conclusão do segundo turno neste domingo, chega ao fim as eleições municipais de 2020.

Agora é hora do Governo Federal e o Congresso retomarem as agendas prioritárias para o país.

A LDO 2021 ainda nem foi votada, o texto segue em ritmo acelerado para o plenário assim como outras reformas estruturantes que estão em modo de decolagem.

Mas se o país e o seu maior mandatário optar por uma agenda populista, eleitoreira e desorganizada temos um caminho fértil a beira do abismo.
As novas lideranças eleitas em 2018 precisam se decidir ou continuam em seus mandatos conceituais ou se vão para “rua” colaborar com as resoluções das mazelas nacionais. Lembrando que a política sempre começa no município! Quando o cidadão tem um problema de saúde, ele não vai ao Hospital em Brasília ele procura o serviço na sua cidade.
O país não suporta mais polarização, ou o diálogo predomina ou teremos mais dores de cabeça.

Estado de SP
Nenhum cientista político poderia cravar tantos cenários improváveis nestes embates paulistas.

Fortes emoções também relacionadas ao campo da centro-esquerda. Parece que o pêndulo realmente foi atingido por uma rajada nesta eleição.
A ausência do Bolsonarismo em grandes centros e a vertiginosa ida de Boulos ao segundo turno na maior cidade da América Latina, ameaçando o PSDB, fez com o que o “cheiro” de Centro/ Esquerda em 2022 aparecesse forte.

Municípios como Guarulhos, Ribeirão Preto, Taubaté, tiveram candidatos muito mais progressistas incomodando e muito as alas mais moderadas.
O PSDB que tem sua fortaleza no Estado manteve-se na capital, em São José dos Campos, Ribeirão Preto, Barueri além de outros municípios de médio e grande porte. Mas também sofreu duras derrotas: em Taubaté (Grupo político apoiado pela família Ortiz) Sorocaba (apoiadores de Maria Luúcia Amary, Vitor Lippi e outros tucanos da Sudoeste Paulista) e na nossa região Pardinho (Dito Rocha), por exemplo. Mesmo assim, o partido ainda encerra o pleito com o maior número de eleitos para prefeituras no Estado, no total 182.

Mundo
O reflexo da eleição na maior potência do mundo, é um recado para o Governo Brasileiro.

Como dito acima, a tentativa de reeleição do Presidente atual não será tranquila.

A Direita e o neoliberalismo precisam parar, se organizar e começar a entregar resultados. Desde 2013, o mundo efervesceu com as propostas liberais, e o fim de uma era principalmente social democrata, e mais a esquerda na América do Sul.

Joe Biden ao que tudo indica será confirmado Presidente dos Estados Unidos da América ao final da primeira semana de Dezembro e o “mundo” na América será mais Social-Democrata.

Botucatu
Acompanhei de perto o cenário eleitoral em Botucatu, foram incessantes seis meses de trabalho.

A vitória do Prefeito Mário Pardini já era esperada matematicamente, mas a forma como se deu, mostra o recado que vinha dos bastidores: Em 2020, eleição assim como nas Copas do Mundo sem dúvidas, seria quem estivesse no seu melhor momento!

Mário Pardini e André Peres, arrebentaram! Conseguiram mostrar tudo que entregaram e a reeleição foi certa.

Na cidade, coordenei além de 3 candidatos eleitos (as) a campanha total da Rede Sustentabilidade. Nossa maior surpresa foi o Mario Florindo Camargo (Mário da Gold) com 965 votos, votação apenas 261 votos a menos da última candidata eleita. Confesso que a evolução da Rede frente a 2016 me deixou emocionado, mas os erros estratégicos foram cruciais para não obtermos a cadeira no legislativo. O partido foi o único sem majoritária a desenvolver um plano de cidade a longo prazo, além de ter oferecido aos candidatos formação política, e encontros de aprendizagem. Também destaco o fato da diversidade completa na chapa, contando ainda com fato sempre inédito a maioria de candidatas mulheres.

Muito já se foi divulgado sobre os eleitos, a porcentagem da renovação, mas o que podemos esperar dos integrantes da nova Câmara Municipal de Botucatu? Expresso neste texto minha opinião pessoal dos que conheci e convivi ao longo desta campanha, tudo para você leitor saborear um pouco do bastidor desta eleição Botucatuense.

Abelardo da Costa Neto (REPUBLICANOS) – Em reuniões do Republicanos sempre se disse a favor da população, era seu “mantra” semanal.

Claudia Gabriel (DEM) – A Cláudia sem dúvidas foi a candidata mais extrovertida desta eleição. Carregava o peso dos seus 1.031 votos em 2016 e uma “amarga” suplência. Ela montou uma equipe para esta campanha e centrou seu discurso nas políticas de primeira infância e educação. Conhecemos-nos em 2019, e ali já via um grande potencial em sua eleição. Trabalhamos juntos do primeiro ao último momento.

Erika Liao Tiago (REPUBLICANOS) – A causa animal nunca foi tão bem representada. Desde o início fiquei assustado com seu desempenho nas redes sociais. Cada gráfico que eu analisava me trazia a certeza que ela seria a mais votada da cidade. Erika montou um time para a campanha e para seu futuro mandato, e nos últimos 60 dias praticamente voou sozinha. Sua fidelidade com os “bichinhos“ chega a dar orgulho do próprio ser-humano.

Elias Marcelo Sleiman (DEM) – Estive duas vezes com Sleiman, um cara extremamente técnico e centrado, com certeza estará atento as questões ligadas ao Orçamento do Município, obras e avanços no Desenvolvimento Econômico.

Silvio dos Santos (REPUBLICANOS) – Silvio é um executivo de uma empresa de grande porte na cidade, é a representação do que a política tem pedido nas últimas duas eleições! Uma espécie de gestor/ executivo eleito. As ideias do Silvio são sensacionais, e estarão pautadas na inclusão da sociedade junto ao Poder Legislativo, além de atividades que ele pretende desenvolver trazendo a população a Câmara. Não tenho dúvidas que o Desenvolvimento Econômico também será sua agenda. Nós trabalhamos juntos nos primeiros meses de pré-campanha, e sua reta final foi espetacular… Voou!

Sargento Laudo (PSDB) – Sua campanha esboçou uma assessoria profissional, seu filho Lucas me procurou, mas no fim foi no talento novamente! O “Laudo” conseguiu fazer uma lição de casa básica para quem quer ser reeleição, mostrou todas as suas ações durante o mandato, feitos e proposituras. Apesar de estar no Governo sempre se mostrou independente! Isto ficou claro no fatídico dia em que se candidatou a presidência da Câmara. A população reconheceu seu bom trabalho e o resultado foi sensacional. Torci bastante!

Alessandra Luchessi, Cula, Curumim, Rose Ielo, Rodrigo Rodrigues (Palhinha) não mantive contato, mas desejo-lhes um ótimo mandato!

Por David Sierra de Almeida Fagundes – Especialista em Comunicação e Marketing pela Unesp Bauru, formado no RenovaBR Cidades, Estudante de Relações Governamentais, Relações Públicas no DC Advogados, Assessor de campanhas, microempresário, Participou no início e fundação do Partido Novo por 4 anos, desde Abril/20 é filiado a Rede Sustentabilidade.


Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes