19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu faz coleta assinaturas para ter lei mais eficaz contra perturbação do sossego público

Um grupo de moradores de diversos bairros da cidade de Botucatu criou um abaixo-assinado, virtual e presencial, para coletar assinaturas da população que sofre com as mais diversas situações de barulho e aglomerações. No lançamento, o grupo coletou mais de 500 assinaturas, somando as duas ações.

-Moradoras que também se reuniram para discutir o tema na cidade. (Foto: arquivo pessoal).

A cidade possuiu uma lei sancionada (Lei Municipal 4127/2000) que fixa níveis e horários para emissão de sons em diferentes zonas de atividade. Porém, o principal problema é fazer valer a lei atual que regulamenta direitos e deveres das pessoas na cidade no quesito barulho.

Segundo os organizadores, ela está vinculada ao meio ambiente, o que acaba limitando ações de fiscalização e combate.

“A perturbação do sossego público é um grave problema de ordem pública, que vem aumentando em Botucatu, ocasionando muitos transtornos para a população, afetando tanto a saúde física quanto a psicológica, conforme já comprovado cientificamente”.

-Grupo esteve reunido com representantes municipais e da segurança

Ainda de acordo com o grupo, a fiscalização, o limite de ruídos para cada horário e zoneamento, e as penalidades, já constam na lei mencionada, para multar e inibir os fatos.

Melhorias solicitadas e ações:

  • Aumento nas fiscalizações;
  • Encaminhamento da multa para cidadão infrator pelo IPTU, ou pelo correio como as de trânsito;
  • Campanhas sobre os malefícios da perturbação do sossego para a saúde da população por excesso de barulho (falta de sono, estresse, etc…)
    Na última semana, os representantes do grupo se reuniram na Prefeitura com Autoridades da cidade, incluindo o Secretário Municipal de Segurança Marcelo Emilio. Eles apresentaram suas reivindicações e aguardam o retorno da Prefeitura ainda nesta semana, para saber quais ações serão realizadas pelo poder público municipal.

Para assinar o abaixo assinado, clique no link abaixo:
http://chng.it/qw9FwXkd

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes