25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Sabesp informa que vem realizando captações emergenciais e outras ações para garantir o abastecimento

A grave estiagem que afeta o Estado de São Paulo gera reflexos no abastecimento de municípios operados pela Sabesp na região da bacia do Médio Tietê. Por causa das altas temperaturas, recordes para esta época do ano, o consumo de água pela população aumentou, dificultando a recuperação dos sistemas de abastecimento.

A Sabesp vem realizando captações emergenciais e outras ações para garantir o abastecimento, sem a necessidade até o momento de medidas de contenção do fornecimento de água. A Companhia também acionou autoridades competentes para ações de fiscalização sobre uso da água na região. Além disso, é imprescindível que os moradores das cidades da região contribuam economizando água.

Trabalho da Sabesp

A redução de vazão no rio Pirapora afetou Piedade e Salto de Pirapora, além dos bairros Paruru e Ressaca, em Ibiuna, que são abastecidos pelo sistema de Piedade. Em Piedade, além da captação principal do rio Pirapora, também estão em operação duas captações emergenciais. A demanda por água no município, no entanto, está muito alta e isso gera reflexos na distribuição de água.

Em Salto de Pirapora, está sendo reforçada a vazão do rio com transposição de água de outros pontos. Em Botucatu, a Sabesp conta com duas captações de água bruta no Rio Pardo, uma na Estrada do Mandacaru e outra na confluência do Córrego Pinheiro, que operam com capacidade máxima.

Em São Roque, houve redução de vazão no manancial Junqueira. Para melhorar a situação, a Sabesp fez duplicação de adutora de água bruta da captação Aracaí e melhoria na captação Sorocamirim. Em São Manuel também foram feitas melhorias nas captações.

Em Alumínio, houve redução de vazão na captação principal Orlando Maia. A Sabesp está complementando com captação emergencial na represa Itupararanga.

Economia de água

Nesta época, devido às altas temperaturas e à falta de chuvas, a Sabesp reforça a orientação para que a população utilize água sem desperdícios. Veja algumas dicas abaixo:

  1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.
  2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
  3. Não use água corrente para descongelar alimentos.
  4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Para saber mais acesse: http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450

A Companhia segue à disposição pelo telefone 0800 055 195 – a ligação é gratuita.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes