28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

IBGE de Botucatu realiza pesquisas por telefone

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão público federal criado há 84 anos, vinculado atualmente ao Ministério da Economia. Tendo a missão de “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”, o IBGE é o principal provedor de dados e informações de natureza estatística, geocientífica e ambiental do Brasil. Essas informações são disseminadas pelo IBGE de forma contínua, abrangente, estável e com qualidade técnica reconhecida internacionalmente, em conformidade com a legislação vigente, quanto a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, prestando suporte e atendimento às demandas da sociedade civil e das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

A Agência do IBGE em Botucatu/SP é responsável pela atuação do IBGE em um conjunto de nove municípios: Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel. Essa atuação consiste na coleta de pesquisas estatísticas, levantamentos geográficos e cartográficos e interlocução com órgãos públicos e outras instituições locais.

Das mais de 40 pesquisas realizadas regularmente a nível nacional pelo IBGE, nas áreas social, demográfica, econômica, agropecuária e de preço, cerca de 25 pesquisas têm participação direta da Agência Botucatu na coleta dos dados, que envolve abordagem e aplicação de entrevistas e questionários a domicílios, empresas, instituições e até outros órgãos públicos.

Segundo Henrique Aguiar Siqueira, Coordenador de Área da Agência do IBGE em Botucatu para esse ano estava programada a realização do Censo Demográfico 2020, operação que visita todos os domicílios do Brasil para um retrato detalhado da realidade do país. Entretanto, em virtude da pandemia de COVID-19, a operação censitária foi adiada para 2021.

COLETA DURANTE A PANDEMIA E IDENTIFICAÇÃO DO ENTREVISTADOR

Nas pesquisas sociais e demográficas denominadas domiciliares (realizada em uma amostra selecionada de domicílios) a coleta de dados normalmente é realizada de forma presencial com a visita aos domicílios selecionados para realização da entrevista. Entretanto, em razão das medidas de enfrentamento à pandemia de COVID-19, visando a segurança tanto dos entrevistadores quanto dos informantes, a coleta dessas pesquisas está sendo feita exclusivamente por telefone atualmente, havendo a possibilidade de entrega de correspondências via Correios em caso de insucesso nas tentativas de contato por telefone.

Atualmente, está havendo no município de Botucatu a coleta de duas pesquisas domiciliares: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD-CONTÍNUA) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – COVID 19 (PNAD-COVID). Ambas as pesquisas são focadas no tema de trabalho e rendimento (mercado de trabalho, ocupação/desocupação, etc.), a primeira é realizada permanentemente e a segunda é uma pesquisa especial que investiga em conjunto o tema da pandemia de COVID (pessoas com sintomas, trabalho remoto, alteração de carga horária de trabalho, etc). Ambas as pesquisas também abordam temas como educação, condições de moradia, outras formas de trabalho, acesso à internet e turismo.

Nas pesquisas realizadas com empresas e órgãos públicos, durante o período de pandemia, o contato com os informantes também está sendo realizado à distância (e-mail, telefone e correspondências via Correios) e os dados estão sendo coletados por e-mail ou através de preenchimento de questionário eletrônico.

Caso tenha sido abordado por alguém se identificando como entrevistador do IBGE, o informante pode verificar a identidade do entrevistador pelo site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 81 81.

A colaboração dos informantes (domicílios, empresas, instituições e órgãos públicos) quando contatados pelo IBGE é muito importante para que os resultados das pesquisas possam continuar a ser divulgados, retratando assim a realidade do nosso país. Ressalta-se que as informações individuais prestadas ao IBGE são confidenciais, com sigilo previsto em lei, podendo ser utilizadas apenas para fins estatísticos (Lei nº 5.534/1968, regulamentada pelo Decreto nº 73.177/1973).

Informações adicionais podem ser obtidas no portal do IBGE na internet (www.ibge.gov.br) ou diretamente com a Agência do IBGE em Botucatu/SP por e-mail (agbotucatu@ibge.gov.br) ou por telefone/WhatsApp (14 99197-7533).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes