Desde 2015 | A informação começa aqui!

Livro “Conselhos pastorais para relacionamentos tóxicos”: uma perspectiva Cristã sobre abusos relacionais

Atualmente, fala-se muito sobre temas relacionados ao autoconhecimento, terapias, saúde emocional e, dentro desse contexto, cada vez mais a sociedade tem entendido e identificado problemas resultantes dos relacionamentos tóxicos. Um assunto complexo, que envolve vários campos e tipos de relações, sejam amorosas, familiares ou em amizades. 

Todo relacionamento é marcado por dificuldades e conflitos, afinal, envolve mais de uma pessoa e, consequentemente, mais de um tipo de ideia, pensamento e ideologia. Mas, nos relacionamentos tóxicos, o nível de desgaste é ainda maior e muitas vezes, acarreta problemas sérios para a saúde mental dos envolvidos.

Dentro da religião o assunto é ainda mais delicado de ser trabalhado. E para falar sobre esse tema, em uma perspectiva pastoral cristã, mas sem envolver a doutrinação religiosa, o pastor Renato Ruiz Lopes, da Primeira Igreja Batista de Botucatu (PIBB), lançou o livro “Conselhos Pastorais para Relacionamentos Tóxicos”. 

A ideia do livro é apontar caminhos para a libertação desses relacionamentos, auxiliar o entendimento e percepção dos sinais que levam para essas relações, além de fornecer informações para que os leitores tenham condições de ajudar outras pessoas em situação de risco em abusos relacionais.

“É verdade que ainda existe no meio evangélico um grande preconceito aos temas ligados à psicologia e psiquiatria, devido a uma grande falta de conhecimento e uma certa religiosidade ignorante. Isso levou e ainda leva muitos dos seus membros a uma vida pesada, sofrida, cheia de traumas que poderiam e podem ser tratados. Dentro de uma palavra pastoral de libertação e cuidado, escrevi esse livro para me juntar às muitas vozes que têm ajudado pessoas em vários lugares, em várias temáticas.”, afirma Renato.

O lançamento do livro ocorreu no sábado, 20, na Primeira Igreja Batista de Botucatu (PIBB). Os presentes puderam fazer perguntas, interagir com o autor e pastores convidados. (Da assessoria).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também