28 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu é a 3ª melhor do Estado e a 6ª do País para idosos, diz estudo

O site 14 News traz uma síntese do relatório Índice de Desenvolvimento Urbano para a Logenvidade (IDL), que acabou de ser divulgado.

Botucatu ocupa posição de destaque no ranking 2023, que reflete os indicadores de 2022.

Na dimensão Saúde, Botucatu teve nota máxima em 4 dos 10 indicadores: Estabelecimentos de Saúde, Leitos Hospitalares, Profissionais da Saúde e Procedimentos Hospitalares.

O IDL é um índice regularmente atualizado, com o objetivo de acompanhar como estão os avanços de indicadores que representam as ofertas de serviços e infraestrutura que atendem a população idosa nas regiões urbanas do País.

O papel do IDL é muito além de ser um ranking. Ele é uma ferramenta prática que contribui diretamente para que os gestores públicos desenvolvam políticas que melhorem a qualidade de vida nas cidades, e para que os empresários identifiquem oportunidades de ofertas de produtos e serviços que atendam essa mesma demanda. 

A dimensões consideradas são também: economia, socioambiental e saude. A Metodologia aplicada foi a da Fundação Getúlio Vargas.

As cidades grandes no Brasil concentram, historicamente, os mais altos níveis de riqueza e de população. Isso se reflete em bons índices de desenvolvimento socioeconômico, apesar dos desafios que grandes concentrações urbanas trazem. Essa categoria já existia nas edições anteriores, e foi, a cada uma delas, aumentando o número de municípios abrangidos: 150, 280 e 326, sucessivamente. Nessa edição, correspondem a cidades com mais de 100 mil habitantes.

  • VINTE MUNICÍPIOS GRANDES COM MAIOR IDL 2023 E IDL 2020
RKIDL 2020IDL  2023
1São Caetano do Sul/SP São Caetano do Sul/SP
2Santos/SPVitória/ES 
3Porto Alegre/RSSantos/SP
4São Paulo/SPFlorianópolis/SC
5Florianópolis/SCCuritiba/PR
6Niterói/RJBOTUCATU/SP
7Rio de Janeiro/RJJundiaí/SP
8Atibaia/SPBalneário Camboriú/SC
9Catanduva/SPLondrina/PR
10Americana/SPMarília/SP
11Campinas/SPJaraguá do Sul/SC
12Curitiba/PRBelo Horizonte/MG
13Barretos/SPItajaí/SC
14São José do Rio Preto/SPVila Velha/ES
15Belo Horizonte/MGColatina/ES
16Jundiaí/SPCaraguatatuba/SP
17São Carlos/SPPasso Fundo/RS
18Bauru/SPAmericana/SP
19Caraguatatuba/SPItabira/MG
20Petropólis/RJBlumenau/SC

Em resumo, Botucatu é a terceira cidade do Estado e a sexta do País com os melhores índices. Os dados dessa pesquisa foram encaminhados ao site 14News pelo professor João Carlos Vieira de Botucatu, que analisou os indices.

PREFEITO COMENTA OS RESULTADOS

Mais uma vez nossa Cidade foi reconhecida nacionalmente. Uma reportagem publicada no UOL mostra que Botucatu é sexta melhor do Brasil e a terceira melhor no Estado de São Paulo para se envelhecer, segundo Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade.

Esse ranking avalia como os municípios brasileiros estão preparados com relação à qualidade de vida de pessoas acima dos 60 anos, principalmente nas áreas de Saúde, Socioambiental e Econômica.

Neste ano nossa Cidade tem recebido o reconhecimento em diversas premiações e rankings, o que mostra que um trabalho sério, focado na população, transforma o lugar onde vivemos.

Tenho muita gratidão a DEUS por me permitir governar minha Cidade e participar dos projetos que deixam Botucatu uma cidade cada vez melhor! – escreveu em sua rede social.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes