Dados do Relatório Sobre a Saúde Mental no Mundo/Organização Mundial de Saúde/ONU – revelam que as mulheres se encontram numa condição de maior risco de desenvolver transtornos mentais, manifestando sofrimento psíquico. O acúmulo e sobrecarga da mesma ao desempenhar múltiplas funções tanto na esfera privada, muitas vezes de maneira isolada, sem compartilhar, bem como na pública, inserida no mercado de trabalho, pode repercutir no desgaste e comprometimento de sua saúde mental.
Conciliar a vida pública com a privada tem sido um grande desafio para a mulher contemporânea. Apesar de difícil, esta tarefa não é impossível.
Fique atenta! Busque parceria, divida as tarefas. Dialogue. Aprenda a desfrutar dos momentos em família sem deixar de investir em outros setores de sua vida, como a profissional, por exemplo, e principalmente a cuidar de si mesma.
A psicoterapia pode ser uma aliada neste sentido ao favorecer a construção de instrumentos que possibilitem a mulher condições de enfrentamento em suas vivências cotidianas, proporcionando maior equilíbrio em suas relações no contexto familiar, profissional, pessoal etc.
“Menina, mulher, cheia de sonhos e realidades. Sonhos que me fazem acordar cheia de esperanças e realidades que me enchem de força para lutar” Érwelly Andrade.
Psicóloga Silvana M Hilario.
Atendendo também pelo Prever e APAS