28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu apura suposta aplicação de vacina vencida contra a Covid-19

O 14News procurou a Prefeitura de Botucatu para esclarecer supostos casos de doses vencidas contra a Covid-19 que foram aplicadas em moradores da cidade.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, milhares de doses da Oxford AstraZeneca foram usadas após o vencimento.

Em Botucatu, algumas pessoas também teriam recebido essas doses. “A Prefeitura de Botucatu informa que das 8 doses informadas pela reportagem, apenas 5 foram aplicadas em pacientes da Cidade, que serão convocados para terem a dose repetida. As demais não se encontram em registros da Secretaria Municipal de Saúde, o que pode configurar erro na digitação. Segundo recomendação do Ministério da Saúde, a aplicação de dose vencida não é prejudicial à saúde, porém pode não conferir proteção adequada contra a COVID-19, sendo orientada nova aplicação após 28 dias”, informou a Prefeitura ao 14News.

As doses vencidas segundo a reportagem da Folha com base em dados no Ministério da Saúde são: 4120Z001 (29 de março), 4120Z004 (13 de abril), 4120Z005 (14 de abril), CTMAV501 (30 de abril), CTMAV505 (31 de maio), CTMAV506 (31 de maio), CTMAV520 (31 de maio), 4120Z025 (4 de junho).

Em Dracena, no interior de São Paulo, 80 pessoas receberam vacinas contra a covid-19 fora da data de validade. Elas foram comunicadas para receberem a imunização novamente.

O secretário da Saúde, André Spadaro disse ao 14News que continua apurando o caso: “Na verdade o entendimento mais atual: a secretaria de saúde está entrando em contato com os cidadãos que eventualmente teriam recebido doses de lotes fora do prazo de validade. Até o momento, dos casos que tivemos acesso ao indivíduo, seus familiares e à carteira de vacinação, não constatamos administração de doses fora do prazo de validade. Os casos têm se demonstrado como erros de digitação, no momento do registro da dose no sistema, quer na inserção da data como do lote empregado. Na carteirinha de vacinação dos indivíduos já localizados constam a data e lote corretos, dentro do prazo de validade, e as correções no sistema de registro estão sendo efetuadas. Não há motivos para preocupação por parte da população. Nossas equipes são experientes, capacitadas e trabalham dentro dos padrões de segurança”.



Nota dos conselhos nacionais

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) vêm a público esclarecer que:

  1. Todos os casos sobre aplicação de doses contra a Covid-19 fora do prazo de validade serão investigados;
  2. Não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados;
  3. O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no País, sendo necessárias ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações;
  4. A ação de Estados e Municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira;
  5. Por fim, ressaltamos que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade.
    Brasília, 02 de julho de 2021.

Carlos Lula
Presidente do Conass

Wilames Freire
Presidente do Conasems


Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes