28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Estado pede a 62 municípios ampliação de testagem, rastreamento de casos, uso de máscaras e fiscalização rigorosa em aglomerações

O Governador João Doria participou nesta terça-feira (1) de videoconferência com prefeitos e autoridades locais de saúde de 62 cidades em atenção após aumento de casos e internações por COVID-19. O Estado reforçou a parceria com os municípios e pediu a ampliação de testagem, rastreamento de casos confirmados e suspeitos, uso obrigatório de máscaras e fiscalização rigorosa contra aglomerações e festas clandestinas.

A reunião também teve a participação do Vice-Governador Rodrigo Garcia e dos Secretários de Estado Jean Gorinchteyn (Saúde), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Flavio Amary (Habitação). Para o Governador, a colaboração dos prefeitos é fundamental para que o Plano São Paulo de controle da pandemia e flexibilização de atividades permita novas progressões em janeiro.

“Em nome da preservação da vida, vamos precisar muito da cooperação de todos assim como já obtivemos ao longo dos meses, mas especialmente neste final do ano. Reconhecemos que as pessoas estão cansadas dado o longo período dessa pandemia. Mas, até a chegada da imunização com as vacinas, não temos outra arma senão a proteção com máscaras, uso de álcool em gel e higienização das mãos, com distanciamento social e evitar aglomeração de pessoas”, declarou Doria.

O Secretário de Saúde explicou aos prefeitos que a ampliação das taxas de testagem é uma arma para monitoramento e controle da pandemia. Diagnósticos positivos precisam ser acompanhados de rastreamento das pessoas que tiveram contato com o paciente, mesmo que estejam assintomáticas.

“Temos que testar os pacientes que têm pouco sintomas, como dor de garganta, nariz entupido e febre. E todas as pessoas que estiverem no entorno, os contactantes também devem ser monitorados do ponto de vista clínico e, se necessário, a testagem. Testar de forma precoce e isolar os pacientes é controlar a disseminação do vírus na nossa população”, disse Gorinchteyn.

Em outra frente, o Secretário de Desenvolvimento Regional pediu que as Guardas Civis e a Vigilância Sanitária dos municípios sejam rígidos para coibir aglomerações em ambientes públicos e privados. A solicitação foi reforçada pelo Vice-Governador, uma vez que eventos irregulares e desrespeito às normas de distanciamento social podem ter facilitado a reaceleração do contágio entre jovens e adultos.

“Essa reunião é fundamental para apresentarmos ações de controle da pandemia em todo o estado para continuar avançando na retomada de atividades, mas preservando vidas”, declarou Vinholi. “Temos que ter um estado de atenção, e não de alarmismo. O combate à pandemia está nas nossas mãos e nas da sociedade. Quero agradecer a prefeitas e prefeitos por este esforço”, acrescentou Garcia.

O Governo de São Paulo vai garantir apoio da Vigilância Sanitária Estadual a ações municipais e aumento de operações na Grande São Paulo, interior e litoral. A Polícia Militar também pode ser acionada pelas equipes locais para garantir a segurança de fiscais, principalmente em ações noturnas.

Os municípios em atenção possuem mais de 70 mil habitantes e apresentam, segundo a atualização mais recente do Plano São Paulo, ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior.

As cidades monitoradas para reforço no controle da pandemia são:

  1. Americana
  2. Araraquara
  3. Araras
  4. Arujá
  5. Atibaia
  6. Barretos
  7. Barueri
  8. Bauru
  9. Bebedouro
  10. Caçapava
  11. Caieiras
  12. Caraguatatuba
  13. Carapicuíba
  14. Catanduva
  15. Cosmópolis
  16. Cubatão
  17. Diadema
  18. Embu das Artes
  19. Ferraz de Vasconcelos
  20. Franca
  21. Francisco Morato
  22. Franco da Rocha
  23. Guaratinguetá
  24. Guarujá
  25. Guarulhos
  26. Indaiatuba
  27. Itanhaém
  28. Itapecerica da Serra
  29. Itapetininga
  30. Itapeva
  31. Itapevi
  32. Itapira
  33. Itaquaquecetuba
  34. Itatiba
  35. Jaboticabal
  36. Jacareí
  37. Jandira
  38. Leme
  39. Lins
  40. Mairiporã
  41. Marília
  42. Mogi das Cruzes
  43. Mogi Guaçu
  44. Ourinhos
  45. Paulínia
  46. Pindamonhangaba
  47. Piracicaba
  48. Poá
  49. Presidente Prudente
  50. Ribeirão Pires
  51. Salto
  52. Santa Bárbara d’Oeste
  53. Santana de Parnaíba
  54. São Carlos
  55. São José dos Campos
  56. Sorocaba
  57. Sumaré
  58. Suzano
  59. Taubaté
  60. Ubatuba
  61. Valinhos
  62. Votorantim
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes