Desde 2015 | A informação começa aqui!

Casos leves que chegarem no PS Adulto serão levados aos postos de saúde

No último dia 11, representantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram para assinar, de forma inédita, um termo de pactuação sobre o redirecionamento dos pacientes acolhidos no Pronto-Socorro Adulto (PSA), equipamento de Saúde gerenciado pelo Hospital em parceria com a Prefeitura Municipal de Botucatu.

O termo aponta os critérios e como é realizado o redirecionamento dos pacientes do PSA à rede básica de saúde nos casos em que, de acordo com o Protocolo de Classificação de Risco, o quadro for considerado azul, ou seja, quando não há urgência para o atendimento e o paciente pode aguardar ou ser encaminhado para as UBSs. “Depois de passar pela classificação de risco e o quadro ser considerado como azul, o paciente recebe uma carta de encaminhamento e o Serviço Social indica a UBS de referência mais próxima da residência dele e, se necessário, viabilizamos o transporte para o paciente com o município. Quando o atendimento acontece das 18h às 21h, ele é encaminhado para a unidade com pronto atendimento noturno também mais próxima da casa do paciente”, explica Dr.ª Giovana.

A elaboração do termo teve a assessoria do Núcleo de Gestão de Qualidade do HCFMB. “O documento de pactuação é um desdobramento do mapeamento de processos assessorado pelo Núcleo de Gestão da Qualidade em que identificamos, junto aos gestores, as necessidades de acordos para a melhoria de fluxos”, explica a enfermeira Juliana da Silva Oliveira, coordenadora do Núcleo.

Dr.ª Giovana reforça a importância deste termo para a assistência. “A pactuação é muito importante para o direcionamento adequado do paciente, de acordo com o nível de complexidade do caso, garantindo a continuidade do serviço e otimizando os processos”.

Estiveram presentes na reunião a Gerente Médica do HCFMB e Coordenadora Médica do PSA, Dr.ª Giovana Tuccille Comes Brambilla, o Coordenador de Enfermagem das Unidades Críticas, Ricardo Eugênio Maranzatto, e a Coordenadora de Enfermagem do PSA, Patrícia Correa de Souza. Representando a Secretaria de Saúde, compareceram a Secretária Adjunta de Saúde, Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira, o médico responsável pelo Programa Saúde da Família, Dr. Oscar Antônio Grama Hoeppner e a Coordenadora de Enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ana Lúcia Forti Luque.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também