16 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu registra 260 casos positivos de Covid; são 889 pessoas em quarentena

Nesta quarta-feira (9), o Boletim da Covid-19 divulgado pela Prefeitura apontou que foi recebido um grande volume de testes realizados em moradores da cidade, sendo o total de 641, com 381 negativos e 260 positivos.

Outro número que chamou a atenção é de pessoas em quarentena por terem testado positivo e podem transmitir a doença. São 889 – o maior já visto.


Continua alta a ocupação de leitos no HC com 112% e no Sorocabano com 70%. A Unimed tem 55% de leitos de UTI ocupados.

Nas últimas 24 horas não foram registrados óbitos.



MÉDIA MÓVEL DE CASOS DE COVID-19 BATE RECORDE (Por Luz Caldas Jr):

A Média Móvel de casos de Covid-19, bate recorde em Botucatu: 116 casos CASOS NOVOS por dia, nos últimos 14 dias. Ou seja, mais de 1600 casos, no total!

Observe a evolução abaixo. Lá em novembro de 2020 chegamos à média de CINCO a seis casos/dia. Agora temos 20 vezes mais. De abril para cá o aumento foi de quase 3 vezes!

Pode ser uma imagem de texto que diz "120 Botucatu -COVID19 Média Móvel de CASOS NOVOS nos 14 dias precedentes 09/nov/20 a 09/jun/21 100 Média (14 dias) =116 Qu 80 nov/20 jun/21 14 aumento de Móvel 60 20 vezes Média 20 abr jun/21 aumento de 2,7 vezes 20 Medidas restritivas 0 05/nov 13/nov 21/nov 29/nov 07/dez 15/dez 23/dez 31/dez 08/jan 16/jan 24/jan 09/fev 17/fev 25/fev 01/fev 05/mar 13/mar 21/mar 29/mar 29/ 06/abr 14/abr 22/abr 30/abr 08/mai 16/mai 24/mai 01/jun 09/jun onte: Secr. Municipal de Saúde Elaborado por Profs Caldas e Vieira"

Aproveite para observar que a curva teve duas quedas importantes, exatamente quando o poder público aplicou medidas de restrição de circulação e aglomeração de pessoas (janeiro e março).

Temos o privilégio de ter recebido a vacinação em massa, por meio do Estudo de Efetividade Vacinal, desenvolvido pela Unesp em parcerias. Mas o resultado efetivo desta vacinação só vira após a segunda dose, ou seja, em SETEMBRO. E até lá?


Carta de médicos é espalhada nas redes sociais pedindo restrições

(CARTA DOS MÉDICOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA ÀS AUTORIDADES E POPULAÇÃO BOTUCATUENSE).

Prezadas autoridades e população de Botucatu,

Estamos vivendo tempos difíceis. Essa semana, nossa cidade teve recorde de casos novos de COVID 19, e o número de mortos aumenta a cada dia. Nossas UTIs estão lotadas (112% de ocupação na Unesp e 70% na Unimed), os Pronto Socorros estão cheios, os postos de saúde superlotados e recebendo diariamente muitos casos novos, as ambulâncias do SAMU tem que ficar horas paradas nas portas dos PSs para poder deixar os pacientes. O colapso é iminente.

Vemos que todos os locais que estão vencendo a COVID o fizeram quando tomaram medidas de contingência. Sabemos como o comércio é importante para a nossa cidade, mas sabemos também que como a contaminação pelo vírus é aérea, temos que evitar aglomerações a todo custo.

Fomos felizmente contemplados com o grande estudo da vacina Astra-Zeneca, porém precisamos lembrá-los que esse imunizante só irá nos proteger duas semanas após a segunda dose. Até lá, se não tomarmos medidas de distanciamento, nossa população continuará a sofrer com o coronavírus. As UTIs estão lotadas de pessoas jovens, fora do grupo de risco. A doença é grave, e precisamos nos proteger.

Dessa forma, fazemos um apelo às autoridades: por favor, restrinjam a circulação de pessoas. Os dois finais de semana de lockdown que tivemos há alguns meses surtiram efeitos muito positivos no número de casos, e precisamos novamente desse respiro para que nosso sistema de saúde não entre em colapso. Os trabalhadores da saúde já estão trabalhando além do esgotamento, físico e mental, e cada vez mais adoecendo das diferentes formas. Além dos sintomas de burnout, estamos nos contaminando pelo cansaço. Os EPIs por vezes são escassos ou de qualidade inferior, férias têm sido canceladas, as jornadas são longas e de muito trabalho. Nós, que estamos vivendo o pior da pandemia na pele, estamos cansados de presenciar as despedidas, o medo, a falta de ar. Sempre tivemos muito trabalho, mas agora, além de todo o normal, temos uma explosão de casos de COVID 19 para lidar, qualquer que
seja nosso ambiente. E o pior é que muitas vezes não temos estrutura para isso.

Nós precisamos da ajuda de todos. Por favor, fique em casa. Use máscara sempre que sair. Higienize as mãos frequentemente. Nossa cidade é conhecida pela sua população solidária, então vamos levar isso à diante. Sejam solidários conosco, e com o restante da população também. Logo menos a segunda dose da vacina chegará a todos e estaremos um pouco mais seguros, mas até lá, precisamos ser fortes.

Obrigado.

Assinam essa carta os médicos da Atenção Primária de Botucatu.


Prefeitura vai seguir orientação do Plano SP

A Prefeitura seguirá as orientações do Plano São Paulo, segundo comunicado enviado ao 14News nesta quarta-feira à tarde. Segundo a administração, a Vigilância Sanitária continuará atuando na fiscalização de estabelecimentos comerciais.


Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes