20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Secretaria de Turismo inicia Pesquisa de Demanda Turística em São Manuel

Como exigência para a certificação do Município de Interesse Turístico (MIT), a Diretoria de Esportes e Turismo está realizando um Estudo de Demanda Turística de São Manuel. Nesta semana, a Diretoria iniciou a distribuição da pesquisa em pontos estratégicos da cidade, como nos hotéis, bares, restaurantes, Museu e locais turísticos.

“Para a inscrição do Projeto referente a 2016, com a ajuda da Faculdade Marechal Rondon, fizemos um estudo de demanda através do caderno de visitação do Museu Histórico e Pedagógico Padre Manoel da Nóbrega e dos eventos que aconteceram na cidade”, relata Thiago Donini, assessor de Turismo.

De acordo com Thiago, um dos apontamentos feitos foi a necessidade de realizar uma pesquisa específica sobre a estrutura turística de São Manuel. “Com esta pesquisa, vamos ampliar a captação de informação para um diagnóstico mais preciso, entendendo quem é o público que se hospeda em São Manuel, o seu perfil e interesse”, esclarece Thiago.

“Esses dados são importantes também para o planejamento de investimentos nesta área de acordo com o plano de governo”, completa o diretor de Esportes e Turismo, João Paulo Cabral.

O que é MIT?

Todos os Municípios do Estado de São Paulo (exceto os que já possuem o título de Estância) podem pleitear o Titulo de Município de Interesse Turístico (MIT) por meio de um Deputado Estadual. Além de ter potencial turístico, um Plano Diretor de Turismo e um Conselho Municipal de Turismo (ComTur) ativo, o Município precisa disponibilizar uma estrutura que comporte o atendimento turístico, como serviço médico, infraestrutura, hospedagem, alimentação, coleta de lixo e abastecimento de água.

O projeto de Lei apresentado pelo Deputado deve conter documentações que certifiquem quatro exigências: Pesquisa de Demanda, Inventário Turístico, Plano Diretor de Turismo, e Conselho em atividade. Após a apresentação do projeto de lei, feita por meio de um deputado, a documentação da cidade é encaminhada para a Secretaria Estadual do Turismo.

A pasta e seus técnicos avaliam a validade da proposta. Se for aprovada, a Secretaria informa a Assembleia que pode votar o projeto. Aprovado o projeto, ele é encaminhado ao governador, que o sanciona como lei.

O Município que possui a certificação do MIT recebe um recurso de R$ 650 mil anualmente para investimento no Turismo.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes