20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Saúde de Lins intensifica vacinação contra a febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica informa que a vacinação contra Febre Amarela será intensificada de 12 de Junho a 12 de Julho de 2019 em todo o Estado de São Paulo, com adesão do município de Lins.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, com manifestações repentinas de febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos, podendo evoluir para formas mais graves com insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. É causada por um vírus transmitido por dois ciclos epidemiológicos, sendo o ciclo silvestre onde os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus, e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres do gênero Haemagogus, nesse ciclo, o homem é um hospedeiro acidental ao adentrar nas áreas de mata possibilitando ser picado por um vetor contaminado. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos contaminados do gênero Aedes aegypti.

A Febre Amarela é uma doença prevenida por vacina que está indicada a partir dos nove meses de vida. Os adultos devem ser vacinados com DOSE ÚNICA para aqueles que nunca foram vacinados. A vacina da Febre Amarela está disponível em todas as Unidades de Saúde conforme cronograma.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes