26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Projeto nostálgico leva o encanto do cinema drive-in a São Manuel

O Cine Autorama é um projeto de cinema ao ar livre, que retoma o modelo do charmoso Drive-in, onde as pessoas assistem aos filmes no conforto dos próprios carros. Um dos grandes diferenciais do projeto é a transmissão do som do filme feita pelo rádio FM. As pessoas podem sintonizá-lo pelo rádio do carro ou pelo celular. Além disso, a exibição acontece a qualquer que seja o clima, mesmo com frio, chuva e vendaval, já que os espectadores estão dentro dos seus carros e o telão inflável é resistente às intempéries.

A entrada é sempre franca (as pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto:  www.cineautorama.com.br.), quem não conseguir reservar vagas pelo site ou mesmo decidir de última hora ir assistir à sessão, pode ir até o local e aguardar na fila de espera.

O projeto, que este ano visitará 10 cidades do Interior de São Paulo, foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo CPFL Energia e realização da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

De 24 de maio a 7 de junho, o evento ocorreu em cinco das cidades gaúchas (Erechim, Santa Rosa, Três Passos, São Borja e Lajeado). A primeira cidade paulista a ter a programação do Cine Autorama, nos dias 24 e 25 de junho, será São Manuel, com a mostra especial de empoderamento feminino, que busca discutir o papel da mulher na sociedade. 

 As sessões acontecem no Recinto de Eventos Mário Covas, à rua Marcelo Giorgio, 577. No sábado (24), será exibido o curta “A Menina Espantalho”, dirigido por Cássio Pereira dos Santos e o longa será “Valente”, dos diretores Brenda Chapman e Mark Andrews. No domingo (25), o curta apresentado será “Guida”, da diretora Rosana Urbes; e o longa, “Que Horas Ela Volta”, da diretora Anna Muylaert.

Depois de São Manuel, o Cine Autorama segue, de 5 de julho a 26 de agosto, para Promissão, Agudos, Pontal, Guaíra, Guarujá, Pederneiras, Penápolis, Serrana e Sertãozinho. Depois, volta para o Rio Grande do Sul, para sessões, em setembro e outubro, em Campo Bom, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Gravataí.

Dia: 24 de junho, sábado
Local: Recinto de Eventos Mário Covas, à rua Marcelo Giorgio, 577
Programação da Mostra Empoderamento
20h – Exibição do curta-metragem “A Menina Espantalho”
20h15 – Exibição do filme “Valente”
Entrada franca
 
Sinopse de “Valente” (EUA, 2012, 1h43min, Animação/Aventura, Livre) – Diretores: Brenda Chapman e Mark Andrews
A princesa Merida (Kelly Macdonald) foi criada pela mãe, a rainha Elinor (na voz de Emma Thompson) para ser a sucessora perfeita para tornar-se rainha. Para isso, deve seguir os costumes do reino. Mas a garota de cabelos rebeldes não tem a menor vocação para essa vida de destino traçado e prefere cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar seu esporte favorito: o tiro com arco. Um dia uma competição é organizada, contra a sua vontade, para que seja escolhido o seu futuro marido. Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa (na voz de Julie Walters), a quem pede que sua mãe mude. Porém, quando o feitiço acontece, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava. Agora, a jovem precisa descobrir o verdadeiro sentido da palavra coragem para ajudar a mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.
 
Sinopse de “A Menina Espantalho” (Brasil, 2008, 13min, Ficção, Livre) – Diretor: Cássio Pereira dos Santos
O filme conta a história de Luzia, uma menina que mora com seus pais e o irmão Pedro no campo. Quando Pedro começa a frequentar a escola, Luzia quer acompanhar o irmão. Mas o autoritário pai não respeita o desejo da filha e ainda a obriga a espantar os pássaros da sua plantação de arroz. Mesmo vivendo essa adversidade, Luzia busca forças para a superação e aprende a ler no meio do arrozal.  O filme, com elenco formado por Jane Silva, Otávio Santiago, Pâmela Silva e Vinícius Ferreira, foi eleito o Melhor Curta pelo Júri Popular no “Short Shorts International Film Festival Tokio”, em 2009;  Melhor Curta de Ficção no Divercine, em 2009; e “Melhor Roteiro no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”, também em 2009.
 
Dia: 25 de junho, domingo
Local: Recinto de Eventos Mário Covas, à rua Marcelo Giorgio, 577
Programação da Mostra Empoderamento
20h – Exibição do curta-metragem “Guida”
20h15 – Exibição do filme “Que Horas Ela Volta”
Entrada franca
 
Sinopse de “Que Horas Ela Volta?” (Brasi, 2015, 1h54min, Drama/Comédia, 12 anos) – Diretora: Anna Muylaert
Com Regina Casé, Camila Márdila, Michael Joelsas, Karina Teles e Lourenço Mutarelli, o filme conta a história de Jéssica, uma jovem nordestina que, para prestar exames vestibulares, vai a São Paulo, onde sua mãe, Val (em estupenda atuação de Regina Casé), que se mudou para São Paulo para proporcionar melhores condições de vida à filha, trabalha como babá e empregada doméstica, morando na casa dos patrões há mais de uma década. Mas a garota não aceita a separação de classes e posições impostas no lugar. O filme foi o grande vencedor do 15º Prêmio do Cinema Brasileiro de 2016, com sete troféus Grande Otelo:  melhor longa-metragem de ficção, melhor direção, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor montagem ficção e melhor roteiro original e melhor longa-metragem ficção (Voto Popular). Também foi vencedor do prêmio do público da seção Panorama e do Prêmio CICAE – Conferência Internacional dos Cinemas de Arte do Festival de Berlim; prêmio especial do júri pela atuação para Regina Casé e Camila Márdiga no Festival de Sundance; Prêmio APCA de melhor filme e de melhor atriz; melhor filme no Festival de Gotemburgo; prêmio do público nos festivais Wolrd Cinema de Amsterdã e de Liubliana (Estônia); prêmio do júri no Festival RiverRun (EUA); melhor filme estrangeiro de ou sobre mulheres pela Associação Feminina de Críticos de Cinema dos Estados Unidos; melhor direção no Festival de Valletta (Malta); Troféu APC – Associação Peruana de Comunicadores no Festival de Lima; melhor filme, melhor direção, melhor roteiro (pela júri da crítica e pelo júri popular), melhor atriz (pela júri da crítica) e melhor fotografia (pelo júri popular) no Festival Sesc Melhores Filmes;
 
Sinopse de “Guida” (Brasil, 2014, 12min, Animação, Livre) – Diretora: Rosana Urbes
Guida, uma doce senhora que há 30 anos trabalha como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio de jornal que procura por modelos vivos para posar. Ao ter a iniciativa de posar como modelo vivo, completamente nua, Guida acaba por se libertar de seus medos. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a arte como agente transformador e o conceito do belo. Segundo a diretora Rosana Urbes, Guida se trata de “uma homenagem a tudo que é velho”.  O curta-metragem é todo feito pela técnica tradicional de animação em 2D e cria ambientes com formas harmônicas, belas e verdadeiras, que insere automaticamente o espectador nesse novo universo.
 
 
Uma breve história do Cine Autorama
O projeto foi iniciado em 2015, em parceria com o Shopping Continental Osasco, na Grande São Paulo.  Foram realizadas 16 sessões ao longo de dois meses, como evento especial de aniversário do shopping. Foram exibidos filmes como “E.T”, “Os Caças Fantasmas” e “Titanic”.  Durante o período, estiveram no local cerca de 1.120 carros e 2.800 pessoas.

Em 2016, o Cine Autorama também participou do circuito CPFL Cultura e Arte. Foram 40 sessões em 20 cidades no interior do Estado de São Paulo, ao longo de quatro meses: Altinópolis, Avaré, Barretos, Bebedouro, Brodowski, Capivari, Hortolândia, Ibitinga, Itapira, Ituverava, Jaú, Matão, Mirassol, Mococa, Monte Alto, Orlândia, Paulínia, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto e Taquaritinga. Cerca de 2.260 carros e 5.600 pessoas compareceram.

Este ano, pela primeira vez que o Cine Autorama sai do estado de São Paulo. A expectativa é que nos dois estados, São Paulo e Rio Grande do Sul, a programação seja assistida por cerca de 7.500 pessoas. “A ideia é despertar a curiosidade do público, resgatando o estilo de sessão de cinema drive-in e, claro, o interesse para o próprio Cinema, especialmente no tocante aos filmes nacionais. No final, queremos que as pessoas aproveitem e se divirtam com essa experiência nostálgica”, diz o diretor.
 
Uma breve história do Drive-in
Assim como acontece em relação ao resgate dos LPs, em diversos países têm surgido projetos e movimentos relacionados do cinema Drive-in. Nos Estados Unidos, empresas e sociedade têm realizados campanhas para salvar a extinção e resgatar esse modelo de exibição que faz parte da memória afetiva do país e que nas décadas de 1930 e 40 contava com o incrível número de quatro mil lugares de exibição e que continuou forte até a década de 70.

No Brasil, o cinema Drive-in chegou com força na década de 60 e teve seu apogeu nos anos 70. Em São Paulo, um dos lugares mais conhecidos era o Chaparral, inaugurado em 71, no bairro da Penha. Também foram muito conhecidos o Snob’s Auto Cine (68), na avenida Santo Amaro. E o Moon Auto Cine (70), localizado na avenida Interlagos.

Ao contrário dos Estados Unidos, os drive-in no Brasil tiveram pouca longevidade, já que na década de 70 com as transmissões via satélite e o surgimento da televisão a cores fortaleceram demais a televisão.  Muitos drive-in fecharam. Outros tantos se tornaram motéis e aos poucos a ideia de ida ao drive-in deixou de ser associada a um programa cultural e familiar. 

Nos últimos anos, também no Brasil o resgate do drive-in tem acontecido.  “Descobriu-se que está na memória afetiva até de quem nunca assistiu a um filme em um drive-in, mas já assistiu alguma referência a ele em algum filme antigo ou mesmo em um desenho animado, como os Flintstones”, analisa Marco Costa, sócio da Brazucah Produções e diretor do projeto Cine Autorama, que entra em 2017 em seu terceiro ano.  

“O objetivo do projeto de resgatar o conceito e a memória original desses espaços de exibições de filmes, movimento que está em ascensão no País. É fascinante saber que o Drive-in Chaparral voltou a realizar sessões, em parceria com o SESC Osasco, no estacionamento da instituição e tem sido um grande sucesso de público. Há outras iniciativas que também podem ser destacadas, como o Cine Drive-in de Brasília. Felizmente, o Cine Autorama cresce a cada ano. Estaremos agora em várias cidades de São Paulo e Rio Grande do Sul e a previsão é que em 2018 nosso projeto viaje para aos menos cinco estados do País”, conta Marco Costa. 
 

Roteiro e Fichas Técnicas do Cine Autorama para as demais cidades paulistas, de junho a agosto de 2017
 
Em Promissão 
Dia: 5 de julho, quarta-feira
Local: Clube de Rodeio Acácias, à rua XV de Novembro, 220
Programação da Mostra Ficção
20h – Exibição do filme De Volta Para o Futuro
Entrada franca
 
Dia: 6 de julho, quinta-feira
Local: Clube de Rodeio Acácias, à rua XV de Novembro, 220
Programação da Mostra Ficção
20h – Exibição do filme O Homem do Futuro
Entrada franca
 
Em Agudos 
Dia: 8 de julho, sábado
Local: Estacionamento da FAAG, à av. Marginal Vereador Delfino Tendolo, D1200
Programação da Mostra Aventura
20h – Exibição do curta-metragem A Menina Espantalho
20h15 – Exibição do filme E.T. – O Extraterrestre
Entrada franca
 
Dia: 9 de julho, domingo
Local: Estacionamento da FAAG, à av. Marginal Vereador Delfino Tendolo, D1200
Programação da Mostra Aventura
20h – Exibição do curta-metragem Pajerama
20h15 – Exibição do filme Rio
Entrada franca
 
Em Pontal 
Dia: 19 de julho, quarta-feira
Local: Largo do Ginásio de Esportes, à avenida Maria Lidia Neves Spínola, s/n
Programação da Mostra Animação
20h – Exibição do curta-metragem O Projeto do Meu Pai
20h15 – Exibição do filme Toy Story
Entrada franca
 
Dia: 20 de julho, quinta-feira
Local: Largo do Ginásio de Esportes, à aenida Maria Lidia Neves Spínola, s/n
Programação da Mostra Animação
20h – Exibição do curta-metragem Caminho dos Gigantes
20h15 – Exibição do filme Um História de Amor e Fúria
Entrada franca
 
Em Guaíra 
Dia: 22 de julho, sábado
Local: Lago Maracá, à avenida Gabriel Garcia Leal, s/n
Programação Mostra Ficção
20h – Exibição do filme De Volta Para o Futuro
Entrada franca
 
Dia: 23 de julho, domingo
Local: Lago Maracá, à avenida Gabriel Garcia Leal, s/n
Programação Mostra Ficção
20h – Exibição do filme O Homem do Futuro
Entrada franca
 
 No Guarujá 

Dia: 28 de julho, sábado
Local: Praça Horácio Lafer, à a. Miguel Stéfano, 371-453
Programação da Mostra Ficção
20h – Exibição do filme De Volta Para o Futuro
Entrada franca
 
Dia: 29 de julho, domingo
Local: Praça Horácio Lafer, à a. Miguel Stéfano, 371-453
Programação da Mostra Ficção
20h – Exibição do filme O Homem do Futuro
Entrada franca
 
Em Pederneiras 
Dia: 9 de agosto, quarta-feira
Local: Feira das Nações, à av. Paulista, 1900
Programação da Mostra Aventura
20h – Exibição do curta-metragem Ratão
20h15 – Exibição do filme E.T. – O Extraterrestre
Entrada franca
 
Dia: 10 de agosto, quinta-feira
Local: Feira das Nações, à av. Paulista, 1900
Programação da Mostra Aventura
20h – Exibição do curta-metragem Pajerama
20h15 – Exibição do filme Rio
Entrada franca
 
Em Penápolis 
Dia: 12 de agosto, sábado
Local: Penápolis Garden Shopping, à Rodovia Sargento Luciano Arnaldo Covolan, s/n
Programação da Mostra Ficção
20h – Exibição do filme De Volta Para o Futuro
Entrada franca
 
Dia: 13 de agosto, domingo
Local: Penápolis Garden Shopping, à Rodovia Sargento Luciano Arnaldo Covolan, s/n
Programação da Mostra Ficção
20h – Exibição do filme O Homem do Futuro
Entrada franca
 
Em Serrana 
Dia: 23 de agosto, quarta-feira
Local: Em frente à Escola Jardim das Rosas, à av. Deolinda Rosa, 255
Programação da Mostra Aventura
20h – Exibição do curta-metragem Ratão
20h15 – Exibição do filme E.T. – O Extra-Terrestre
Entrada franca
 
Dia: 24 de agosto, quinta-feira
Local: Em frente à Escola Jardim das Rosas, à av. Deolinda Rosa, 255
Programação da Mostra Aventura
20h – Exibição do curta-metragem Pajerama
20h15 – Exibição do filme Rio
Entrada franca
 
 
Em Sertãozinho 
Dia: 26 de agosto, sábado
Local: Final da avenida Egisto Sicchiere
Programação da Mostra Ficção
20h – Exibição do filme De Volta Para o Futuro
Entrada franca
 
Dia: 27 de agosto, domingo
Local: Final da avenida Egisto Sicchiere Programação da Mostra Ficção
20h – Exibição do filme O Homem do Futuro
Entrada franca

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news 

(com Assessoria de Imprensa)
 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes