25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeitura, Institutos Adolfo Lutz e Lauro de Souza Lima firmam parceria para realização de testes para Covid-19

O Prefeito de Bauru, Gazzetta, o Secretário de Saúde, Sergio Henrique Antonio e a Secretária de Planejamento Letícia Kirchner, estiveram reunidos com os diretores do Instituto Lauro de Souza Lima, José Ricardo Bombini e Andréa Beloni e com a diretora do Instituto Adolfo Lutz em Bauru, Virgínia Pereira, para firmar parceria para a realização de teste para Covid-19.

Os dois locais já possuem equipamentos e funcionários necessários para a realização dos testes, faltando apenas o credenciamento do Instituto Lauro de Souza Lima junto ao Estado. “Estamos mobilizando a questão política para fazer isso junto ao Estado e, automaticamente sendo credenciados, eles já começam a fazer os testes”, informa Gazzetta.

A Prefeitura também está entrando com recursos financeiros nessa parceria para a compra de equipamentos para o Instituto Adolfo Lutz/Bauru, para que seja agilizada a produção dos exames.

“A intenção é que tanto o Instituto Adolfo Lutz quanto Instituto Lauro de Souza Lima, produzam 500 testes por semana, assim teríamos mil testes por semana na cidade. Esses testes serão importantes para se testar as pessoas acamadas, com síndrome gripal forte, síndrome respiratória aguda grave, pessoas internadas em hospitais e os profissionais da área da saúde”, destaca o Prefeito.

Outra medida adotada pela Prefeitura é a realização de um chamamento público, que deve ser publicado na próxima semana, para a compra de 30 mil testes (PCR ou antígeno), ampliando o conjunto de ações e assim testar um maior número de pessoas, melhorando o planejamento do ponto de vista epidemiológico.

A partir da próxima semana as amostras terão um novo fluxo de coleta e encaminhamento para o Instituto Adolfo Lutz, em Bauru, para que os resultados sejam mais rápidos. O IAL já tem condições de realizar mil testes, neste primeiro momento.

A FOB também será procurada pela Prefeitura para fazer parte deste processo. O diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Mário Ramos, também esteve presente na reunião.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes