23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeitura de Marilia fará drive thru de vacinação contra gripe na zona sul

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), entre 8h e 12h, no Complexo de Trânsito da cidade, localizado na rua Anita Garibaldi, 49, no bairro Hípica Paulista, na zona sul, um drive thru de vacinação contra a gripe – a vacinação será apenas em idosos e profissionais de saúde devidamente identificados.

Segundo a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, serão disponibilizadas 1.000 doses da vacina em cada dia.

“Para agilizar o processo de vacinação, a Secretaria de Saúde orienta os idosos que forem ser vacinados que procurem sentar do lado direito do carro, ao lado do motorista, e que mantenha em mãos a caderneta de vacina, RG ou outro documento oficial com foto”, disse Renata.

O prefeito Daniel Alonso explicou que determinou este novo drive thru depois que o primeiro realizado em 26 de março foi bem recebido pela população e aconteceu tudo dentro da normalidade.

“Conseguimos alcançar um grande público alvo no drive thru que fizemos no centro dia 26 de março. Acredito que agora com 2 mil doses disponível nesta nova etapa do drive thru poderemos chegar mais perto da meta que é vacinar 100% do público alvo desta primeira etapa que são os idosos com mais de 60 anos e os profissionais de saúde”, afirmou o chefe do Executivo.

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, informou que 80% dos idosos com mais de 60 anos e 53% dos profissionais de saúde já foram imunizados. “Esperamos que esta semana a vacinação alcance a meta para esta primeira fase”, disse o secretário.

Cassio Júnior disse também que a secretaria, por meio da Vigilância Epidemiológica, segue monitorando todos os casos suspeitos de coronavírus na cidade.

Renata Plácido voltou a afirmar que o drive thru é uma opção a mais para evitar aglomerações e lembrou que a vacinação acontece normalmente em todas as unidades de saúde e também nas escolas Emef Mário Covas (rua Manoel Pinheiro Matos, 840, no Jardim Santa Antonieta); Emef Paulo Freire (rua José Cunha de Oliveira, 50, no Jardim Teotônio Vilela); Emef Myrthes Pupo Negreiros (rua Fernando Fontana, 195, no bairro Costa e Silva); Escola Estadual Padre João Walfredo Rothermund (rua Gildo Bonato, 277, no Jardim Planalto); Emef Antônio Ribeiro (rua Benedito Mendes Faria, 450, no bairro Nova Marília); e Emei Criança Feliz (avenida Guiomar Novaes, 155, no bairro Santa Antonieta); além da Comunidade Eurípedes Barsanulfo (avenida Sampaio Vidal, 2.110-A, no Jardim Continental).

A supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni Mosquini alerta mais uma vez a população que esta vacina não imuniza contra a doença do Covid-19, porém como os sintomas gripais e do novo coronavírus são parecidos, a imunização permitirá aos médicos mais facilidade de diagnóstico.

“A vacina contra a Influenza protege dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B. O produto é feito de vírus inativado e não oferece risco de provocar gripe”, disse Alessandra

CRONOGRAMA E DIA D
As fases da Campanha de Vacinação contra a Gripe, por público alvo, foram alteradas pelo Ministério da Saúde. Confira o novo cronograma

  • 23 de março até 15 de Abril: idosos e profissionais de saúde;
  • 16 de abril: Profissionais de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
  • 09 de maio (Dia D de vacinação): todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com deficiência.

    A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes