Inscreva-se na nossa newsletter!

Trending News

Região

Novas conselheiras tutelares tomam posse em Anhembi e em São Manuel 

As novas conselheiras tutelares de Anhembi tomaram posse na sexta-feira (10), em uma solenidade na sede do CRAS. Elas vão cumprir um mandato de quatro anos.

Participaram do evento, além do prefeito Miguel Machado e a primeira dama, Denise Fernandes, vereadores, diretores municipais, o chefe de gabinete, Rodolfo Cosentino , o ex-prefeito, Gil Morato e a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Áurea Martins Pereira. O delegado da Polícia Civil, Geraldo Franco Pires enviou um ofício cumprimentado os presentes.

As eleitas no pleito de outubro fizeram o juramento, assinaram o termo de posse e receberam das mãos do prefeito e da presidente do CMDCA as chaves e celulares corporativos.

Foram eleitas: Jaqueline Moreira Lisboa, Rosalina, Aparecida de Oliveira, Angelita Graciana Rodrigues, Faviane Aparecida Teixeira e Rafaela Engel.

O prefeito Miguel Machado cumprimentou as eleitas, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão. “O trabalho que vocês fazem com nossas crianças é muito importante para nossa sociedade. Nosso governo respeita muito essa entidade. Inclusive, estive em Brasília recentemente e solicitei recursos para melhorias no Conselho”, lembrou.

Rodolfo Cosentino falou do amadurecimento do Conselho como instituição e ressaltou o trabalho realizado pela presidente Áurea.

O vereador Rodrigo Pomba também elogiou as eleitas e participação delas nas políticas públicas.

São Manuel

A posse dos novos membros do Conselho Tutelar de São Manuel para o quadriênio 2020-2023, também aconteceu na última sexta-feira (10).

A solenidade ocorreu no Teatro Municipal e contou com a presença do prefeito Ricardo Salaro, dos vereadores Marco Aurélio Micheletto e Ailton Morrão, da chefe de Gabinete Jô Fuim, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Manuel, Miriam Aparecida Roveres, além de diretores municipais e representantes de entidades do terceiro setor, como OAB, Legião Mirim, Casa Santa Maria, APAE e Lar Anália Franco.

Na ocasião, foram empossados os seguintes conselheiros tutelares: Débora Cristina Guireli (segundo mandato); Taisa Brombine Santos do Carmo (segundo mandato); José Fernando Picolo (primeiro mandato); Gisele Regina Massarico (segundo mandato); Ana Carolina Cordão (primeiro mandato).

Atribuições do Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é um órgão permanente responsável pela garantia do cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos pela Lei 8.089/90, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Suas atribuições estão previstas nos artigos 95, 136, 191 e 194 do ECA, dentre elas: fiscalização das entidades de atendimento; atendimento às crianças e adolescentes cujos direitos forem ameaçados ou lesados; atendimento à criança autora de ato infracional; atendimento aos pais e responsáveis; representação ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do p á trio poder; requisição de certidão de nascimento e certidão de óbito; etc.

Cada município deve ter no mínimo um Conselho Tutelar como órgão integrante da Administração Pública, ligado ao Gabinete do prefeito, composto por cinco membros escolhidos pela população para mandato de quatro anos, permitida a recondução mediante novo processo de escolha.

Os conselheiros tutelares recém-eleitos cumprirão o mandato de 10 de janeiro de 2020 a 09 de janeiro de 2024.

(com assessoria)


Notícias similares