29 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diretoria de Saúde realiza treinamento de combate aos escorpiões

Aconteceu na última semana, a capacitação técnica para os agentes comunitários de saúde, de zoonoses e do controle de endemias da rede pública municipal, promovido pela Diretoria de Saúde, de São Manuel (SP).

Os profissionais da saúde receberam informações sobre o manejo, controle e prevenção de escorpiões.

A capacitação foi ministrada pela veterinária Laura Martins Caglioni, da Unidade de Vigilância em Zoonoses e pelo funcionário da vigilância epidemiológica do município, Glaúcio Tavano, com objetivo de promover ações de prevenção contra acidentes e doenças causadas por estes animais.

Foram registrados dois casos de acidentes com escorpiões em São Manuel neste ano, e diversos relatos de surgimento do artrópode, que colocaram a vigilância epidemiológica em alerta.

A recomendação da Vigilância é para que moradores mantenham seus terrenos limpos, livres de entulhos e ainda fechar bem os locais de armazenagem de lixo (latões, lixeiras, sacos, entre outros). A diretoria da saúde recomenda para que os moradores registrem o surgimento de escorpiões “Muitas pessoas podem simplesmente matar o animal e se não houver picadas não comunicarem as autoridades. Mas esse registro é importante”, avisa a veterinária Laura.

A picada de escorpião faz com que a pessoa sinta uma dor intensa e imediata no local e é acompanhada por vermelhidão, muitas vezes sem evolução. A Diretoria de Saúde alerta para que, em casos de picada, as pessoas procurem a Unidade de Saúde mais próxima, o mais rápido possível.

 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes