26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

BuZum! estaciona em Avaré nos dias 29 e 30 de abril

Nos dias 29 e 30 de abril, será a vez do município de Avaré receber o espetáculo “Curumim”. Com a realização do Ministério da Cidadania e do o Instituto CCR, a encenação será feita pelo BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas, que circula por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas.

Com o patrocínio da CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), o BuZum! apresentará sessões gratuitas nas escolas municipais das cidades.

O espetáculo desse ano é o “Curumim”, que homenageia a cultura indígena, os costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira. Segundo as crenças, tanto as plantas como os animais possuem os seus protetores que inspiram a todos.

“Nós escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz brasileira, tão presente na nossa culinária e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas”, explica Mariane Gutierrez, Diretora de Produção do BuZum!

A história, que é encenada por divertidos atores/bonecos, conta que há muitos anos, existia uma aldeia dentro de uma floresta. Todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver.

Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.

A itinerância da Cia BuZum!, com patrocínio da CCR SPVias, passará, até o dia 10 de maio, por 23 cidades do sudoeste paulista. São elas:  Tatuí, Capela do Alto, Alambari, Sarapuí, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Taquarivaí, Buri, Itapeva, Itaberá, Itararé, Santa Cruz do Rio Pardo, Águas de Santa Bárbara, Cerqueira César, Avaré, Itaí, Pardinho, Bofete, Porangaba, Torre de Pedra, Cesário Lange e Quadra.

SERVIÇO

BuZum! – Espetáculo do “Curumim”

Avaré
Dias: 29 e 30 de abril (segunda-feira e terça-feira)
Local: Escola Municipal “Salim Antonio Curiati” (Rua Antônio Ferreira Inocêncio, 394, Bairro Vila Martins II).
Horários de todas as apresentações: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 13h30 -14h10 – 14h50
Classificação: 3 a 11 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Duração: 20 minutos.

Ficha Técnica – Curumim

Concepção: Beto Andreetta e Mari Gutierrez

Texto: Beto Andreetta

Direção: Adriana Telg

Elenco: Diezon Cabral (Dinho Weller), Geovana de Oliveira, Fabíola Gonçales, Lívia Simardi, Priscila Maria Lima, Clara Nascimento, Fabiana Noronha, Basílio Ludovico, Andressa Ferreira e Carlos Eduardo Lopes (Cadu Lopes).

Trilha Sonora: César Maluf

Criação e Confecção de Bonecos: Dino Soto

Produção executiva: Juliana Christão e Aldo Andreetta

Assistente de produção: Thayná Lima

Produção de campo:  

Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira, casadalapa

Técnicos de som e luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério, Deivison Nunes e Rodrigo Papa.

Direção administrativa: Jackson Iris

Direção Artística: Beto Andreetta

Direção de Produção: Mariane Gutierrez

Assistente financeiro: Glaucia Souza

Auxiliar financeiro: Paloma Rocha

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Fotos: Renan Perobelli

Coordenação de projeto: BuZum!

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes