19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Biblioteca em Braille de Avaré é premiada

A Biblioteca em Braille Jairo Amorim, mantida pela Prefeitura de Avaré através de parcerias das secretarias de Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD), foi premiada no concurso “Acessibilidade em Bibliotecas” promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Em cerimônia na quarta-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, representantes da pasta receberam a confirmação de que o trabalho foi reconhecido em seu programa de acesso à leitura à pessoa com deficiência.

Com o projeto premiado pelo Estado, a biblioteca receberá um kit com computador, impressora, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador. Os equipamentos de tecnologia assistiva vão ampliar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora.

Os projetos foram selecionados por uma Comissão Julgadora e os vencedores receberão, além dos equipamentos, treinamento necessário à sua utilização.

Serviços oferecidos

A biblioteca oferece livros em braile, com fonte ampliada, áudio livros, e oficina de braile em parceria com a Unimed Avaré para munícipes que não tiveram a oportunidade de alfabetização nas redes de ensino ou perderam a visão após este período. Em suas instalações oferece um computador com o programa DOSVOX e NVDA onde o munícipe com deficiência visual pode utilizar para pesquisas na Internet, leitura e trabalhos. A SMDPD oferece ainda em parceria com a ETEC Avaré aulas de computação especial e o Projeto Redescobrindo um novo olhar que tem como proposta a inclusão social da pessoa com deficiência.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes