28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Avareenses se unem em prol de vacinação contra a poliomielite

Seguindo uma diretriz de Rotary International, que está trabalhando incessantemente para divulgar a importância da vacinação das crianças de 0 a 4 anos contra a poliomielite, os Rotary Club de Avaré, Rotary Club de Avaré – Jurumirim e Rotary Club de Avaré – Expoente, se uniram em prol da causa. 

Durante a realização da tradicional festa caipira do Nhô Musa, que aconteceu no último final de semana, os três clubes distribuíram folders alusivos à campanha de vacinação, deram doces para as crianças e conversaram com seus pais.

Graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, os rotarianos puderam montar um posto de informações na Concha Acústica, local do evento.

Vale destacar que este ato foi o primeiro de uma série a serem realizados durante este ano, que visam conscientizar pais e mães acerca da importância da vacinação. 

Porque devo vacinar meu filho?

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus, cuja incidência maior se dá em crianças menores de quatro anos. 

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.

E o que o Rotary tem feito? 

Livrar o mundo da poliomielite é a nossa principal meta. Desde 1979, junto com nossos parceiros, investimos bilhões de dólares em pesquisas, vacinação, conscientização e conseguimos reduzir os casos da poliomielite em 99,9%. Nesse meio tempo, ajudamos a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a pólio, em 122 países. Falta muito pouco para erradicarmos a poliomielite, mas precisamos de sua ajuda.

O problema: Mães e pais não vacinam seus filhos!

Apesar de o nosso país não ter casos de poliomielite registrados há 28 anos, a resistência de pais e mães em imunizar os seus filhos contra a doença tem aumentado o risco de novos casos. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poliomielite foi erradicada no Continente Americano ainda em 1994, mas no mês passado a Venezuela registrou o primeiro caso em anos.

Por isso, se você tem filho na idade entre 0 a 4 anos, procure o Posto de Saúde mais próximo e pergunte sobre a vacina, que é totalmente gratuita. 

Lembre-se de que é ilegal não vacinar uma criança sob seus cuidados. Tal atitude, que é juridicamente classificada como “negligência” pode gerar processos e penalizações, além de expor a risco de vida, alguém que depende somente de você para crescer saudável e feliz!

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes