26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Polícia Militar presta homenagem aos melhores do ano em Botucatu

Na manhã desta quinta-feira (15), o 12º Batalhão de Polícia Militar de Botucatu, realizou o evento Policial do Ano, para homenagear os policiais escolhidos através de uma comissão, como destaques de 2016. Estiveram presentes familiares e diversas autoridades civis e militares da cidade e da região. A escolha levou em conta várias ocorrências que contaram com a participação de cada um deles e também a ação dentro dos procedimentos operacionais padrão. 

A homenagem aconteceu no mesmo dia em que a Polícia Militar completou 185 anos de existência. Começando em 1831, com apenas 130 policiais, chegando hoje a quase 96 mil. Os escolhidos de 2016 foram: Sargento Marcelo de Moraes, da 1ª Companhia, Cabo Luis Carlos Marques, da 2ª Companhia, Sargento Rafael Redondo dos Santos, da 3ª Companhia e Sargento Alexandre Nicolosi Garcia, do Estado Maior do 12º Batalhão.

De acordo com o Tenente Coronel Miguel Jorge, a escolha foi justa. “Esses policiais, em um concenso, foram eleitos os policiais do ano. Não que os demais não tiveram brilho, ou tiveram ações, atividades importantes. Mas nós tivemos que elencar 4 policiais, o sargento Moraes, cabo Marques, sargento Rafael e sargento Nicolosi. O processo foi justo, que levou em consideração várias ocorrências que esses policiais participaram e também o porte, a ação dentro dos procedimentos operacionais padrão”.

Ainda segundo o coronel Jorge os escolhidos são líderes natos, cada um na sua graduação. “E essa homenagem, logo dá para perceber,  é enorme para todos os policiais militares. A cidade de Botucatu tem um grupo muito forte, tem as forças de segurança unidas, com a Polícia Civil, a GCM, a PM, o Conseg, enfim, é um grupo muito forte que está atuando e mantendo a cidade num patamar elevado, no conceito de prevenção criminal perante a sociedade paulista”, explicou.

A escolha dos homenageados foi baseada em diversas ocorrências atendidas pela polícia militar ao longo do ano de 2016, em Botucatu e nas 13 cidades da área de atuação. Foram casos de crianças engasgadas que foram salvas pelas orientações dos policiais e afogamentos, além da identificação e prisão de quadrilhas especializadas em diversos crimes.

“Nós tivemos a prisão de várias quadrilhas que estavam tirando  a paz e o sossego da comunidade de Botucatu e das 13 cidades que compoêm a nossa área de atuação. Uma das ocorrências que mais marcou foi a quadrilha de assaltantes de bancos, que eram cerca de 18 pessoas de São Paulo, que vieram até a cidade de Bofete recentemente, tentando explodir um banco para levar dinheiro do caixa eletrônico e eles foram rechaçados com 8 policias, que colocaram essa quadrilha para correr, deixando armamento pesado para trás, e isso é uma coisa muito importante. Foram 8 policiais que arriscaram as suas vidas para defender um patrimônio alheio e fizeram isso com maestria”, citou o coronel.

Uma outra ocorrência muito importante para a Polícia Militar, foi conseguir prender quadrilhas que atuavam praticando roubos e assaltos na cidade de Botucatu, em um ato assim bastante inusitado, contando com o apoio da comunidade, a seriedade nas informações transmitidas para a polícia. Assim a polícia conseguiu esclarecer alguns crimes, dentre eles cinco roubos cometidos na cidade, inclusive alguns com bastante requinte de crueldade com as vítimas. “Foram várias ocorrências de grande destaque e que nós só temos a elogiar e ficar bastante orgulhosos de termos policiais competentes investidos na principal missão que é servir a comunidade, promover a paz e a segurança social”, explicou.

Agora, em 2017, o principal desafio da Polícia Militar é trazer para Botucatu um canil setorial, que já está com a documentação com o comando geral em São Paulo, e que é um trabalho importante e comprovadamente eficiente. Segundo o coronel Jorge, ainda está na fase de projeto e deve levar mais um ano para ser viabilizado e ser instalado junto à 1ª Cia, inaugurada recentemente com o apoio da Prefeitura de Botucatu.

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes