12 de maio de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Câmeras identificam carro com pane e criança consegue chegar em hospital

A Inteligência Artificial aliada à efetividade na prestação de serviço foram responsáveis por um acontecimento que transformou uma viagem que parecia perdida em uma história com final feliz na tarde desta quarta-feira (19). Por meio do Circuito Fechado de TV (CFTV) com Análise Inteligente de Vídeo (IVA), colaboradores do Centro de Controle Operacional da Eixo SP foram alertados sobre a presença de um veículo parado no acostamento do km 154 da SP 225 – Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano, entre Brotas e Jaú, por volta das 14h20.

O veículo com o capô levantado aparentava pane mecânica. Uma equipe da Concessionária dirigiu-se até o local e encontrou a condutora do veículo, Thalia Lopes Tintino, 24 anos, desesperada com a situação, pois estava levando a filha de 5 anos para uma consulta em um Centro Médico, em Jaú. Uma consulta aguardada com ansiedade e que, segundo ela, era muito importante e não poderiam perder de jeito nenhum.

Mãe e filha haviam saído de Mogi Mirim e, segundo relato de Thalia, logo após passar por Brotas, o carro começou a apresentar problemas. Foi quando decidiu parar no acostamento. Diante da gravidade da situação, a equipe de socorro da Concessionária solicitou o envio urgente de uma ambulância até o local para realizar o transporte de mãe e filha até o Centro Médico de Jaú a tempo de conseguirem ser atendidas.

Enquanto Thalia e a filha eram transportadas pela ambulância para a consulta, o guincho levou o veículo até uma oficina mecânica de Jaú para avaliação dos danos e posterior realização do conserto, caso o serviço fosse autorizado pela condutora. No fim da tarde, com a consulta já realizada e o veículo pronto para a volta pra casa com a filha, Thalia se dizia aliviada e agradecida pelo apoio recebido.

Câmeras inteligentes

A tecnologia das câmeras de monitoramento com IVA, que contribuiu decisivamente para o final feliz da ocorrência, permite monitorar toda a malha rodoviária por meio de imagens disponibilizadas em tempo real em monitores de vídeo instalados no Centro de Controle Operacional. Ao todo, a Eixo SP possui 1.082 câmeras instaladas ao longo dos 1.221 quilômetros sob concessão.

De acordo com o gerente de Operações da Eixo SP, Paulo Balbino, a análise inteligente (IVA) começou a ser utilizada como suporte no trabalho de monitoramento das rodovias em julho do ano passado. Desde então, ela foi responsável pela detecção e alerta de 3.734 ocorrências. A maior parte delas de veículo parado na via, como foi o caso de Thalia e a filha.

A tecnologia emite alertas também para a presença de pedestres na rodovia, objetos na pista, focos de incêndio e veículos na contramão de direção. A principal função da IVA é detectar de forma automática todo tipo de movimento e de interferências nas vias que fogem da normalidade, aumentando a precisão dos atendimentos.

Segundo Balbino, a utilização de recursos tecnológicos avançados tem proporcionado uma maior eficiência e rapidez na prestação de serviços pela Concessionária. “Como aconteceu na ocorrência envolvendo mãe e filha, nossos usuários são os que mais percebem os benefícios dessas novas ferramentas”, aponta ele. (Da assessoria).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes