26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Semana Municipal de Prevenção e Proteção às Drogas no município é adiada

Várias atividades foram adiadas por conta da pandemia, como ações preventivas em relação às drogas. Em Botucatu, esse tipo de trabalho continua em vários centros de tratamento, mas os encontros com maior concentração ficaram de ser reagendados. A semana de prevenção às drogas também será remarcada em data futura.

Botucatu conta com um amplo debate e aprimoramento dos serviços desde quando a sociedade civil mostrou a necessidade de maior união e a criação de uma rede ainda mais eficaz na prevenção e tratamento.

No seu primeiro ano, em 2018, foram atingidos diretamente mais de 3 mil pessoas na Semana Municipal de Prevenção às Drogas. Participaram mais de 5 secretarias órgãos estaduais e mais de 7 grupos sociais. Em 2019, o mês de Cuidados e Prevenção teve uma extensa programação voltada ainda a auxiliar o usuário e a família com os serviços de ajuda disponíveis no Município.

Em janeiro de 2020, a organização do mês de Cuidados em Botucatu, foi buscar em Brasília apoio do Ministério da Cidadania, onde esta a pasta da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, e do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, onde funciona a pasta da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, quando fecharam uma agenda com os dois secretários nacionais para estarem em Botucatu na semana do dia 26 de junho deste ano.

O propósito era uma capacitação de três dias para três grupos diferentes: a primeira capacitação seria dirigida para os profissionais que atuam com álcool e drogas em parceria também com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned).

A Segunda capacitação seria com os Conselhos Tutelares do Estado em parceria com Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP).

“A terceira capacitação era voltada a profissionais que atuam na área do esporte em parceria com a Secretaria Estadual do Esporte e Federação Paulista de Futebol. Mas infelizmente teremos que reagendar para o ano que vem”, diz Juberto Galdino – organizador do Mês de Cuidados e Prevenção às Drogas.

O mês de cuidados de 2020 contaria também com a parceria da TV Tem que iria promover um Festival de Curtas Metragens de Prevenção às Drogas que atingiria telespectadores através das filiadas mais de 70 municípios.

Todo o trabalho deve retornar assim que a pandemia desacelerar.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes