A OSS – Organização Social da Saúde “Irmandade da Santa Casa de Andradina”, que administra o AME – Ambulatório Médico de Especialidades solicitou nesta sexta-feira (21) por ofício que se mantendo o atraso do pagamentos dos funcionários, promova-se a transferência dos pacientes de Covid, hoje atendidos no hospital de campanha instalado na unidade.
O assunto já foi tema de reportagem do 14News, recentemente, quando trabalhadores procuraram o site pedindo providências por parte do Governo do Estado.
Desta vez, a OSS informou que, “o atraso persistente dos Repasses dos Recursos destinados a execução do projeto assistencial para enfrentamento da Pandemia SARS-Covid19 tornou-se insustentável causando de forma iminente o desfalque de funcionários, colaboradores e profissionais médicos, sem prejuízo da impossibilidade de aquisição insumos básicos destinados ao tratamento dos usuários em internação, tanto de enfermaria quanto na UTI”.
O ofício encaminhado ao Estado e ao 14News diz ainda que “desta feita, chegou-se em uma circunstância gravíssima que impossibilita esta Instituição de manter as condições técnicas e administrativas de dar continuidade no serviço prestado, inclusive colocando em risco o usuário que necessita de tratamento e recuperação”.
A administradora ainda pede medidas em caráter de extrema urgência para realização do imediato repasse dos recursos pendentes para enfrentamento da Pandemia SARS-Covid-19, ou, nesta impossibilidade, “promova o encerramento/fechamento desta Unidade de Atendimento, com a remoção e transferência imediata dos pacientes internados para outra Unidade Estadual que tenha condições de promover o atendimento com qualidade dos serviços prestados que o usuário faz jus”.
RESPOSTA DA SAÚDE ESTADUAL
A Secretaria Estadual da Saúde respeu à reportagem que “o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Botucatu está operando com 27 leitos, somando 16 de enfermaria e 11 leitos de UTI adulto, que foram ativados gradativamente”.
A pasta diz que os repasses serão reaalizados. “Os atendimentos no hospital de campanha estão mantidos normalmente. Os repasses da pasta para a unidade ocorrem em conformidade com a programação orçamentária e devem ocorrer nos próximos dias”.
A nota ainda traz o seguinte: “Importante destacar que a região de Bauru conta com serviços de referência em funcionamento e capacitados para a assistência à população, como o Hospital Estadual de Bauru, Hospital das Clínicas de Botucatu, Hospital Geral de Promissão e também com outro hospital de campanha, localizado no prédio da USP, em Bauru. Juntos, estes serviços estaduais ofertam 323 leitos, sendo 195 leitos de enfermaria e 128 leitos de UTI”, citou em nota. (do 14News).