Em reunião realizada na Prefeitura Municipal na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito Ricardo Salaro, que estava acompanhado do Diretor Financeiro, Natalino Medolago, cobrou do gerente geral da Caixa Econômica Federal, Anderson de Castro Gomes, que a instituição financeira organize as filas na parte interna e externa da agência, a fim de manter o distanciamento social entre as pessoas, principal responsável pela propagação do Covid-19.
O prefeito Salaro informou ainda que irá voltar a colocar as tendas com cadeiras na quadra da Caixa Econômica Federal, observando o distanciamento social, mas cobrou que a Caixa Federal organize melhor as filas.
O governo federal irá voltar a pagar o auxílio emergencial em data ainda a ser definida e isto acabará levando mais pessoas a procurar a instituição financeira para sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos. Isto acaba gerando enormes filas e ainda o descumprimento do distanciamento social, onde se considera o ideal, uma distância entre 1,5 a 2 metros de uma pessoa para outra.
Outro assunto ainda solicitado pelo chefe do executivo foi para que a Caixa Federal estude uma prorrogação do prazo para os pagamentos dos empréstimos consignados realizados pelos funcionários públicos municipais, dando um fôlego maior para que o pagamento volte à normalidade.
Caixa emite nota sobre o assunto
A CAIXA informa que participou de reunião com a prefeitura de São Manuel (SP) na última segunda-feira (15/03), para tratar de assuntos relacionados ao atendimento do banco na cidade. Estão em andamento as providências para instalação, pela prefeitura, de tenda e cadeiras em frente à agência.
A CAIXA esclarece que permanece realizando ações sistêmicas para dar celeridade ao atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade a todos. Entre as ações adotadas na Agência São Manuel, é possível citar a triagem das filas antes mesmo da abertura da unidade e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento. Somado a isso, mantém sinalização/delimitação do piso externo das agências, além de recepcionistas que auxiliam na organização das filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas.
O banco informa que segue funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, prova de vida do INSS, saque do Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, solicitação do DPVAT, além de desbloqueio de cartão e senhas de contas.
A CAIXA reforça a orientação de, sempre que possível, evitar levar acompanhantes à agência, reduzindo o risco de aglomeração em áreas externas. E orienta o uso do aplicativo CAIXA Tem e dos canais alternativos como o Internet Banking CAIXA, o Whatsapp (0800 104 0104), lotéricas e correspondentes bancários.
O banco informa também que houve alteração do prazo máximo para contratos de crédito consignado de funcionários da prefeitura para até 120 meses. (Com prefeitura e assessoria da Caixa).