26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Psicoterapia e Coaching, o que são e para quem são?

Vou apontar alguns pontos de forma resumida para esclarecer as principais diferenças e para quem se destinam os processos de psicoterapia e coaching.

Psicoterapia deve ser realizada com um psicólogo, se trata de um processo de desenvolvimento humano e de saúde mental (podendo se estabelecer como tratamento) embasado em ciências psicológicas e técnicas terapêuticas.

Todos podem passar pela psicoterapia, possuindo diagnósticos de problemas mentais/psicológicos, estando em sofrimento ou não. O objetivo psicoterapêutico será o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades emocionais, sociais e comportamentais que possibilitem que o paciente/cliente lide de forma mais adaptada, saudável e benéfica com sua vida.

A psicoterapia atuará em diversas demandas da vida do paciente/cliente e não possui um prazo específico para ser finalizada. Sendo fundamental, muitas vezes, olhar para a história de vida e de desenvolvimento emocional do cliente assim como seu contexto atual de forma mais detalhada.

Visará à compreensão da sua forma de agir e sentir assim como a elaboração de possíveis traumas e problemas em sua história, podendo assim amparar o processo de psicoterapia para tornar a sua vida mais significativa no presente e futuro, te ajudando a se desenvolver para protagonizar sua vida de forma mais positiva.

O coaching também se trata de um processo de desenvolvimento humano, é influenciado por diversas áreas de conhecimento e tem sido estudado há anos no exterior por universidades bem estabelecidas e renomadas, que atestam sua eficácia, e no Brasil esta se tornando uma prática mais comum e estudada atualmente.

Pode-se realizar um processo de coaching com todo profissional que tenha passado por um treinamento para tornar-se coach, a qual é oferecida por diversas instituições nacionais e internacionais, ainda não tendo uma regulamentação profissional específica no Brasil, por isso é de suma importância que você verifique a seriedade, a formação e a conduta do profissional antes de contratá-lo, visto que passamos por um momento de banalização no oferencimento do serviço no contexto nacional, algo que podemos discutir futuramente (fico a disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre isso).

O Coaching é um processo que acontece em parceria entre o coach (profissional) e o coachee (pessoa que passará pelo processo), este processo é sistematizado de forma estratégica, criativa e estimulante para o alcance de um objetivo, no qual são estipuladas metas e prazos determinados.

O foco se estabelece em uma rota de ações do presente para o futuro, permitindo o alcance do resultado esperado, seja na vida pessoal ou profissional do coachee, pelo desenvolvimento de comportamentos efetivos para esta busca, devendo o coachee estar saudável e bem adaptado ao seu contexto presente para que possa agir com sucesso nesta trajetória de desenvolvimento focado para o futuro.

Diferente da psicoterapia, como vimos anteriormente, onde lidamos com o desenvolvimento emocional e com o funcionamento psicológico do cliente/paciente para que ele possa lidar melhor e de forma mais saudável com contexto presente, além do desenvolvimento comportamental para busca de resultados futuros.

Uma característica muito importante do Coaching é que o cliente deve estar com sua saúde em dia, principalmente sua saúde mental/psicológica, pois não se trata de um tratamento como a psicoterapia pode ser.

Não quero dizer que um processo seja melhor que outro, mas sim que são diferentes e que são destinados a públicos também diferentes, podendo haver momentos em que se complementem e ambos devem ser realizados com profissionais comprometidos, éticos e sérios. Tanto a pessoa que encerrou a psicoterapia pode buscar um processo de coaching para alavancar resultados pessoais ou profissionais, como pode no decorrer de um processo de coaching ocorrer a identificação de que são necessários apoios e resolução der problemas emocionais/psicológicos anteriores a busca de resultados em si.

Por Bárbara Miras – Psicóloga Coach – Proprietária na empresa Instituto Self – Psicologia, Coaching e Desenvolvimento Humano. 

Página: https://www.facebook.com/institutoself.habilidadesparavida

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes