28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Pessoas físicas ou jurídicas podem doar até 3% do Imposto de Renda para ajudar idosos

As pessoas podem doar o imposto de renda a pagar ou a restituir ao nosso Fundo Municipal do Idoso de Botucatu.

Segundo a presidente do conselho, Regina de Fátima Barbuio, os valores arrecadados nas doações serão destinados a projetos apresentados pelas instituições cadastradas no Conselho Municipal do Idoso, em benefício a este público de Botucatu.

“Pessoas físicas e jurídicas que desejam ajudar Instituições Filantrópicas voltadas para assistência aos idosos, podem fazer a destinação do Imposto de Renda (IR) devido para as instituições”, esclarece.

É permitido doar até 3% do valor devido para fundos controlados pelos conselhos municipais, estaduais, Distrital e Nacional do Idoso e outros 3% para os da Criança e do Adolescente. Há um limite global para doações de 6% do imposto devido. O contribuinte pode realizar doações maiores, mas o valor não será deduzido do imposto a pagar.

“As opções estão disponíveis no programa da declaração. Para obter a dedução no valor do imposto, é preciso fazer a declaração pelo modelo completo”, explica.

O contribuinte deve entrar na ficha “Doações Diretamente na Declaração” e escolher para qual tipo de fundo deseja fazer a doação, Fundo do Idoso ou do Estatuto da Criança e do Adolescente. Também é preciso optar pela esfera de atuação: nacional, estadual ou municipal. É necessário ainda informar qual será o valor doado, respeitando os limites. O programa gerará o Darf, que deve ser pago até o dia final de entrega da declaração.

“Não é possível escolher uma instituição específica para receber a doação, somente a causa. Com as doações incentivadas, o contribuinte garante que parte do valor pago no Imposto de Renda seja investido em uma causa que ele escolheu, tendo a chance de decidir para onde é destinado o montante doado”, informou o conselho municipal.

Para ajudar: (14) 99896-2086 – Regina Barbuio que é presidente do conselho do idoso.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes