A delicadeza feminina e a sabedoria ancestral sobre a flora da Cuesta e o ambiente rural da agricultura familiar ganharam as páginas de um livro.
Dona Cida chega ao público no mês de agosto pelas mãos da artista Bárbara Ipê, autora dos textos e das ilustrações em aquarela. Este projeto foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O livro Dona Cida narra, de maneira poética e lúdica, o universo de uma personagem inspirada na vida de uma agricultora que nasceu e cresceu no meio rural de Botucatu. Dona Cida tem grande sabedoria sobre as plantas
e seus ciclos naturais, formas de cultivo, os poderes de cura de cada espécie e seus usos culinários. Uma vida inteira dedicada a observar e a cuidar da natureza e a oferecer sua sabedoria às crianças à sua volta.
Muitas a procuram para curar uma dor de barriga, uma dor de cabeça, para cuidar da ferida de um machucado, elas sabem que podem contar com Dona Cida. E é nesse ambiente que elas brincam, crescem e convivem com Dona Cida, criando uma relação de cuidado e afeto, e assim vão aprendendo o valor e o respeito pelo conhecimento tradicional,
com o cuidado com a natureza e do modo de vida camponesa.
Um dos propósitos do projeto é valorizar, de maneira poética e sutil, a cultura do campo, seus conhecimentos e práticas tão importantes em nosso dia a dia, mas muitas vezes esquecidos e desvalorizados no cotidiano urbano. Por isso, o projeto quer chegar também nas crianças que moram nas cidades e nutrir o imaginário infantil com o encanto que a natureza da nossa região tem.
O livro Dona Cida pode ser utilizado na educação ambiental de crianças e de temas que envolvem comunidades tradicionais, mulheres do campo, agroecologia e soberania alimentar.
Bárbara Ipê é autora e ilustradora e Dona Cida é sua obra de estreia. Ela nasceu e cresceu em Botucatu e por alguns anos trabalhou em uma escola rural da cidade, onde eve contato próximo e cotidiano com a mulher que a inspirou a criar o livro. “Por dois anos eu fiquei observando Dona Cida e como ela criava relações de afeto com as pessoas que conviviam com ela.
Com esse livro, quis trazer para o público a possibilidade de olharmos para as pessoas inspiradoras que estão presentes na nossa vida e que carregam essa sabedoria”, conta a autora.
Bárbara é formada em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atuou como pesquisadora de comunidades tradicionais de pesca artesanal. Possui experiência em educação ambiental, permacultura, Agroecologia e Populações Tradicionais. Atualmente é graduanda do curso de Pedagogia da Uninter.
Página do livro: https://www.facebook.com/livrodonacida.