26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Justiça Eleitoral oferece instrumentos de denúncia para irregularidades nas eleições

A Eleição é um ato complexo que envolve diversos procedimentos com o propósito de definirmos os nossos representantes, porém existem várias regras a serem seguidas e os abusos não serão tolerados.

Para tanto existem dois instrumentos de denúncia que auxiliarão nas ações da Justiça Eleitoral: o Denúncia On-line (TRE/SP) restrito a alguns temas e o Denúncia Eleitoral (Ministério Público Eleitoral) mais abrangente.

1. Denúncia On-line

O Denúncia on-line é um sistema que permite ao cidadão denunciar propaganda eleitoral antecipada ou irregular. O endereço para cadastro das denúncias é o http://www.tre-sp.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/denuncia-on-line-formulario

Podem ser denunciadas: propagandas que ocorram em vias públicas, bens públicos, cinemas, centros comerciais, templos, ginásios, pontos de ônibus etc, ou aquelas feitas em bens particulares que contrariem a legislação.

Serão averiguadas as denúncias que forem veiculadas por meio de outdoor, placas, cartazes, banners, faixas, pichações e inscrições a tinta e assemelhados, devendo ser anexada fotografia.

Atenção: Os dados do denunciante são mantidos em sigilo, não sendo aceitas denúncias anônimas.

2. Denúncia Eleitoral

Para todos os demais casos que não são contemplados pela denúncia on-line, tais como as denúncias de propagandas realizadas na internet (incluindo os fakes), jornais e revistas, rádio e televisão, panfletos, carros, ônibus e veículos em geral, corrupção eleitoral, compra de votos; uso de bens, serviços e servidores públicos na campanha; uso promocional de distribuição gratuita de bens e serviços; abuso de autoridade, uso indevido de meios de comunicação e todos podem apresentar elementos iniciais de provas para que o Ministério Público Eleitoral, se for o caso, ingresse com ação pertinente para cada caso. http://www.presp.mpf.mp.br/index.php/cidadao/denuncia-eleitoral

“Muitos me questionam se existe fraude nas Eleições, e sempre afirmo que com relação as urnas eletrônicas não, mas não podemos ser hipócritas de acreditar que não exista compra de votos, assim compete a cada um, eleitores, partidos, coligações, Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral coibir estes abusos e aguardamos que cada qual faça o seu papel com primazia para que tenhamos um pleito o quanto mais equilibrado possível”, explica Igor Ignácio, do Cartório da 26ª Zona Eleitoral de Botucatu.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes