29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Dr. Schmidt e João Cury recebem homenagem na Câmara Municipal

Na tarde desta sexta-feira, 18/12, o vereador Izaias Colino entregou duas honrarias de sua autoria que haviam ficado pendentes em função da pandemia da Covid-19: o título de “Cidadão Botucatuense” ao dr. Sebastião Camargo Schmidt Filho e o título de “Botucatuense Emérito” a João Cury Neto. Conheça um pouco mais dos homenageados.

Dr. Schmidt agora é cidadão botucatuense

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, texto que diz "CÂMARA MUNICIPAL BOTUCATU 0"

Sebastião Camargo Schmidt Filho nasceu em Araras, SP, em 8 de fevereiro de 1943 e lá passou toda a infância e adolescência. É o filho temporão de Sebastião Camargo Schmidt e de Maria José Haydea Camargo Schmidt e tem três irmãos: Orley, Hayse e Myriam.

O homenageado sempre foi muito ativo. Nas em escolas públicas em que estudou foi presidente do Grêmio Estudantil e do Clube de Português, fez teatro e cinema, coordenou a fanfarra e, no tempo do mimeógrafo, editou o jornal do Grêmio. Também participava nos esportes: basquete no juvenil da Associação Atlética Ararense, futebol de salão, judô e karatê. E foi, ainda, escoteiro e monitor da Patrulha do Lobo.

Conheceu Botucatu em 1960, quando realizou o curso de piloto civil e trouxe uma aeronave na Neiva para revisão. Sempre sonhou ser médico, mas na época a faculdade mais prestigiada era da USP em Ribeirão Preto e em 1963 nem prestou a prova para a então FCMBB. No ano seguinte, após terem feito sua inscrição por procuração, fez vestibular e foi aprovado em Botucatu.

Aqui já conhecia vários colegas da segunda turma da faculdade, pois tinham estudado juntos nos cursinhos Nove de julho, em São Paulo, e César Lattes, em Ribeirão Preto. Assim, acabou sendo eleito representante de classe, o que lhe valeu a primeira entrevista no DOPS de São Paulo, por ter assumido cargo de direção no Centro Acadêmico “Pirajá da Silva” da FCMBB. Ainda em 1964, participou da diretoria social do CAPS e ajudou a promover o baile do suéter, baile do bicho, baile do Havaí (que depois se tornaria o tradicional baile do Caribe da AAB), brincadeiras dançantes e outras atividades no antigo Clube 24 de Maio. Também foi Diretor Social do Centro Cívico da Vila dos Lavradores e coordenador da Campanha de Higiene e Alfabetização do Município de Botucatu. Participou ativamente do Movimento de Ação Social dos Universitários Botucatuenses, do programa de rádio Acadêmicos no Ar, do Cinema de Arte, do Grupo Acadêmico de Teatro Amador, da Operação Andarilho e da Operação Denúncia, movimentos universitários que marcaram a história da FCMBB.

Ainda durante a universidade, por três anos fez plantões aos finais de semana na Casa Maternal “Leonor Mendes de Barros”, na Penha, em São Paulo, onde escolheu sua especialidade. Formado foi para Ribeirão Preto cursar residência médica em Ginecologia e Obstetrícia. Trabalhou por dois anos no Hospital da CESP em Ilha Solteira e, junto ao Departamento de Medicina Preventiva, elaborou o Curso de Gestantes naquele hospital.

Em 1969, Schmidt se casou com a botucatuense Marlene Pires de Campos, com quem teve três filhos: Mariana, Sebastião Neto e Max.

Em 1972 prestou concurso na FCMBB e foi contratado para organizar a área de Ginecologia e Obstetrícia do Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, onde permaneceu por 14 anos. Desde então, também atuou em sua clínica particular, como cooperado da Unimed, onde foi vice-presidente em 1973 e 1974 e exerceu também outros cargos. Foi chefe do departamento de Ginecologia da Unimed e da Misericórdia Botucatuense por várias gestões e Diretor Clínico da Misericórdia Botucatuense por oito anos. Atuou em todos os cargos da Associação Paulista de Medicina, tendo sido presidente por três gestões. Schmidt também foi delegado da Associação Paulista de Medicina, da Associação Médica Brasileira, da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo e membro fundador da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida.

Fora da área acadêmica também escreveu história, como quando reativou a Banda do Colégio La Salle em sua passagem pela diretoria da Associação de Pais e Mestres do colégio. Foi Diretor Social do Botucatu Tênis Clube por três gestões e escreveu dois livros de memórias (“A Arte de Lembrar”, em 2005, e “Encontro”, em 2013, este junto com outros colegas médicos).

Em 49 anos de profissão, “dr. Schmidt” realizou mais de mil partos. Depois de ter ficado viúvo casou-se com Queli e tem um filho-enteado com 18 anos, o Arthur.

Ex-prefeito João Cury recebe título de Botucatuense Emérito

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé, texto que diz "CÂMARA MUNICIPAL BOTUCATU 一"

Quem também esteve na Câmara na tarde desta sexta-feira, 18/12, foi o ex-prefeito João Cury Neto. Ele recebeu das mãos do vereador Izaias Colino o título de Botucatuense Emérito, destinado a pessoas nascidas aqui e que tenham prestado relevantes serviços ao município.

João é o segundo dos cinco filhos de Erotildes e Antonio Jamil Cury e neto de João e Chafia Cury, imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil no início da década de 1930. É advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e especialista em Direito Tributário pela Universidade de Bologna – Itália. Casado com a advogada Rachel Ferronato Cury é pai de Manuela e Vitor.

Em 2008, disputando sua primeira eleição, sagrou-se prefeito de Botucatu, com 34.551 votos e, em 2012 foi reconduzido ao cargo, com uma votação ainda mais expressiva: 38.779 votos. Pautou seu governo pela implantação de políticas públicas mais humanizadas e ampliação dos investimentos em áreas sociais como Saúde e Educação. Colocou em andamento, também, o que para a época foi um arrojado plano de construir 4.262 moradias populares.

Sua gestão foi marcada, ainda, pela conquista da primeira Pinacoteca fora da capital, do primeiro Poupatempo Ambiental do estado, pela reorganização da estrutura administrativa e valorização dos servidores públicos municipais com a implantação de ampla reforma administrativa e por ter captado o maior volume de recursos extraorçamentários da história do município. Os cerca de R$ 1 bilhão permitiram a execução de um abrangente conjunto de obras em todas as áreas de governo e acabaram projetando-o no cenário político.

Assim, em janeiro de 2017, foi convidado pelo então Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para assumir a presidência da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), instituição responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ali, João implantou e geriu programas, projetos e ações destinados a garantir o bom funcionamento, o crescimento e o aprimoramento da rede pública estadual de ensino. Foi secretário de Educação do estado e do município de São Paulo. Atualmente é secretário executivo da Prefeitura de São Paulo e presidente do Conselho de Administração da SPcine e presidente do Conselho Municipal de Conservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do município de São Paulo.

Última sessão do ano terá sete projetos em pauta na Câmara

Na próxima segunda-feira, 21 de dezembro, acontece a última sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Botucatu. Com deliberação remota pela plataforma zoom, os vereadores vão apreciar sete projetos na Ordem do Dia. Confira a pauta:

1) Projeto de Lei Nº 90/2019 – de iniciativa dos Vereadores CARLOS TRIGO, CULA, ABELARDO, IZAIAS COLINO, PAULO RENATO e ALESSANDRA LUCCHESI – que acrescenta parágrafo único ao art. 5°da Lei nº 4.282, de 23 de julho de 2002, que dispõe sobre a denominação de logradouros e próprios públicos municipais.
Discussão e votação únicas/Quórum: maioria simples
ADIADO a pedido do Vereador Curumim

2) Projeto de Lei Nº 84/2020 – de iniciativa do Vereador IZAIAS COLINO – que denomina de “Claudio Ricardo Zanotto” a “Rua 18” do loteamento Vida Nova Botucatu, no Distrito de Rubião Júnior.
Discussão e Votação únicas/Quórum: 2/3

3) Projeto de Lei Nº 85/2020 – de iniciativa do Vereador JAMILA – que denomina de “Lucinda Ribeiro Coutinho” a “Rua 11” localizada no loteamento Vida Nova Botucatu, no Distrito de Rubião Junior.
Discussão e Votação únicas/Quórum: 2/3

4) Projeto de Lei Nº 86/2020 – de iniciativa do Vereador JAMILA – que denomina de “Antonio Barbosa” as “Avenidas 01 e 02” localizadas no loteamento Vida Nova Botucatu,no Distrito de Rubião Junior.
Discussão e Votação únicas/Quórum: 2/3

5) Projeto de Lei Nº 87/2020 – de iniciativa do Vereador ALESSANDRA LUCCHESI – que denomina de “Roque Fernandes Henrique” a “Rua 09” localizada no loteamento Bem-Te-Vi II.
Discussão e Votação únicas/Quórum: 2/3

6) Projeto de Lei Nº 88/2020 – de iniciativa do Vereador CURUMIM – que denomina de “Oswaldo Amorim Rodrigues” a “Rua 12” localizada no loteamento Vida Nova Botucatu, no Distrito de Rubião Júnior.
Discussão e Votação únicas/Quórum: 2/3

7) Projeto de Lei Nº 90/2020 – de iniciativa do Vereador CARREIRA – que denomina de “Alameda Esther Polo Sartor” a Alameda das Bauhínias do loteamento denominado Parque das Cascatas.
Discussão e Votação únicas/Quórum: 2/3

A sessão começa às 20h e será transmitida ao vivo pelo site, facebook e TV Câmara (canal 31.3 da rede aberta e canal 2 da Claro NET TV).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes