26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Versão online do Festival teve literatura, teatro, música e contação de histórias reúne 20 mil expectadores

Com um público estimado em mais de 20 mil pessoas, o Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista – FILLP, encerrou sua programação dia 11 de dezembro com o sentimento de dever cumprido. Foram quatro dias intensos com a programação sendo exibida on-line, devido à pandemia da COVID-19, pelas páginas das secretarias de Cultura e Educação e da Prefeitura Municipal. Esta edição teve como tema ‘A Vida no Campo’ e seu patrono foi o escritor lençoense Ênio Romani, que a retrata em sua poesia.

A programação contou com apresentações para todas as idades, mas o destaque ficou por conta da programação infantil. Para o Secretário de Cultura Marcelo Maganha “O festival levou muita literatura para Lençóis Paulista, principalmente para crianças da pré-escola, e fundamental I e II, e mostrou todas as vertentes dessa literatura” e traz como uma das suas bandeiras o incentivo à leitura.

Outra iniciativa adotada pelo festival, foi a de distribuir 7 mil exemplares do livro “A Vida no Campo” de Eduardo Santhana e Juninho Sertão, escrito especialmente para o festival, a crianças e jovens da rede pública de ensino de Lençóis Paulista. Com o livro em mãos, que foi distribuído antes do início do FILLP, as crianças puderam acompanhar seu lançamento e participar das apresentações literomusicais que tiveram o livro como temática. Para Juninho Sertão “É a importância do homem do campo sendo apresentada nas escolas. Essa linguagem é muito importante, inclusive, para que as crianças aprendam sobre suas próprias origens”.

A programação ainda contou com peças de teatro, teatro de bonecos, contação de histórias e lançamentos de livros de autores locais, bem como teve um espaço dedicado à música, e contou com uma palestra do professor Pasquale, revisor do livro “A Vida no Campo”. O formato on-line também possibilitou a presença de autores de outras regiões do país, enriquecendo ainda mais a experiência do FILLP 2021. Com classificação livre e entretenimento para todas as idades, o evento também teve tradução simultânea em libras, garantindo acessibilidade.

-Pasquale Cipro Neto é professor de língua portuguesa. Ele foi o idealizador do programa da TV Cultura Nossa Língua Portuguesa (Da assessoria).

Com mais uma edição de sucesso, o Festival, de fato, se consolida como um dos um dos maiores do país. O Secretário de Cultura agradeceu especialmente aos patrocinadores Bracell e Lwart Soluções Ambientais O evento foi realizado com recursos das Leis de Incentivo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, com produção da Canta Music, com o apoio e a execução da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes