24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diego Pelícia: O que é vibração de máquinas?

Olá amigo do site Agência14news. No texto da coluna “Ingenare” desta semana vamos continuar falando sobre o que é vibração de máquinas.
Vamos lá? Boa leitura a todos!

O que é vibração de máquinas?
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

A explicação mais simples do conceito de vibração em equipamentos mecânicos é, simplesmente, o movimento para a frente e para trás, ou a oscilação de máquinas e componentes, como é o caso de motores acionados (bombas, compressores, etc.) e de rolamentos, eixos, engrenagens e correias e outros elementos que fazem parte dos sistemas mecânicos.

A vibração em equipamento industrial pode ser tanto um sinal como a fonte de problemas. Outras vezes, a vibração poderá apenas ser uma consequência da operação de uma máquina, não devendo causar qualquer tipo de preocupação.

Em construção, as vibrações são usadas para ajudar o cimento a fixar-se nas formas e a compactar materiais de preenchimento, enquanto que os rolos vibratórios ajudam a comprimir o asfalto usado na pavimentação de autoestradas. Noutros casos, a vibração é inerente ao design de uma máquina. Por exemplo, algumas vibrações são quase inevitáveis na operação de bombas e compressores, motores de combustão interna e engrenagens. Numa máquina bem construída e bem mantida, este tipo de vibrações não deve ser fonte de preocupações.

Para concluir podemos dizer que a vibração é uma característica de praticamente todas as máquinas industriais. Quando a vibração aumenta acima dos valores normais, pode indicar não apenas o desgaste natural, mas também a necessidade de uma avaliação das suas causa, ou uma ação de manutenção imediata. Perceber o porquê da vibração e como se manifesta é o primeiro passo para prevenir as consequências da vibração num ambiente industrial.

Com um bom e moderno Medidor de Vibrações, desenhado e programado para diagnosticar os mais comuns problemas mecânicos como desequilíbrio, libertação, desalinhamento ou falhas em rolamentos numa vasta gama de equipamentos mecânicos (motores, ventoinhas, ventiladores, cintos e correias de transmissão, caixas de velocidades, acoplagens, bombas, compressores, maquinas de acoplamento blindadas, etc.), podemos sanar esses problemas de manutenção e quebra de uma forma mais objetiva e clara, assim conduzindo o fluxo de produção da sua empresa e mantendo a qualidade dos produtos que ali são produzidos.

Na próxima semana eu volto com mais um texto abordando o assunto de manutenção e qualidade dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma duvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes