26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

GCMs fazem doação de sangue para colega

Nesta semana, quinze guardas civis municipais estiveram no Hemocentro da Unesp de Botucatu para doar sangue, em uma ação realizada periodicamente pela GCM.

Essa doação conjunto, em especial, foi em nome da GCM Ana Flávia Vocci Castilho, que na última semana foi submetida à cirurgia no Hospital das Clínicas de Botucatu.

Além disso a Prefeitura Municipal de Botucatu recentemente lançou uma campanha para incentivar os servidores públicos a este ato de cidadania. Ressalta-se ainda que 05 novos GCM’s de Itatinga que estão em treinamento também participaram da doação.

O Hemocentro precisa de doações de todos os tipos de sangue. Seu horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30 e aos sábados, das 7 às 12h30.

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Candidatos com idade entre 16 e 17 anos, devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.

A doação de plaquetas pode ser feita no mesmo procedimento, e beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer; os submetidos a transplante de medula óssea e a cirurgias cardíacas; as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em até 48 horas.

Em caso de dúvida, contatar o Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu pelo número (14) 3811-6234, ramal 240.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes