19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Confira dicas de alimentação equilibrada para quem sofre com a gastrite

-É preciso optar por verduras nas refeições

Quem sofre com as consequências da gastrite pode conviver com o medo de comer algo que lhe faça mal.

Especialistas consideram que a seleção de alimentos que devem ser evitados é grande, mas isso não quer dizer que come mal apenas quem tem a inflamação do revestimento do estômago.

Bebidas alcoólicas, refrigerantes, chocolates e achocolatados, alimentos que contém cafeína, como o café e o chá mate, e produtos picantes e muito condimentados são alguns itens da lista que são sensíveis nesse caso.

Outros vilões para pessoas diagnosticadas com gastrite são os alimentos gordurosos. “Como a digestão destes alimentos é mais demorada, isso prejudica mais ainda o órgão inflamado”, salienta a nutricionista Karin Klack, da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Vale destacar que alimentos gordurosos não são apenas frituras. “Há muita gordura presente em bolachas recheadas ou amanteigadas, cortes de carnes com muita gordura, assim como os embutidos e até mesmo as aves. Não é porque o frango é uma carne branca que está ausente de gordura. Partes como a coxa e a asinha representam exemplos a serem evitados”, completa.

Cuidados

Antigamente, era comum as avós e as mães indicarem um copo de leite frio na hora da queimação. Karin Klack, no entanto, recomenda que não é bom tomá-lo sozinho (e muito menos gelado).

“O leite pode melhorar a sensação de queimação nos primeiros trinta minutos, mas o quadro pode piorar a partir do momento em que começa a fermentar dentro do estômago”, comenta a nutricionista. “Outro ponto é que as pessoas com problemas gástricos devem consumir os alimentos sempre em temperatura morna, nunca muito quente, nem muito gelado”, diz.

Apesar de muita gente recorrer a ele, outro mito desmistificado é o suco feito da batata. Não há estudos científicos que comprovam sua eficiência. “O melhor jeito de tratar e prevenir a gastrite ainda é manter um peso adequado e manter uma vida saudável”, afirma.

A nutricionista Karin Klack aborda algumas dicas valiosas, cientificamente comprovadas:

– Mantenha uma alimentação balanceada, com o máximo de alimentos in natura;

– Coma devagar, mastigando bem;

– Não fique muito tempo em jejum. O recomendando é fazer de cinco a seis refeições ao dia, sempre em porções reduzidas e em um intervalo de três horas;

– Evite tomar líquido com as refeições;

– Pratique atividades físicas, sempre com acompanhamento médico.

(Foto de capa: Chicletes pode causar gastrite – Agência Brasil – Texto Governo do Estado de SP)

.

https://www.facebook.com/oficinasuprema/posts/1386711141532843:0
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes