28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu registra queda em acidentes com feridos, porém houve aumento de óbitos no trânsito

Botucatu (SP) teve redução no número de acidentes com feridos. Analisando os meses de janeiro a julho, em 2019 foram 226 acidentes com vítimas socorridas a hospitais (média diária de 32,2) contra 162 em 2020 – com média diária de 23,1 casos.

O número negativo ficou por conta dos óbitos que aumentaram substancialmente. Eram 5 em 2019 entre janeiro e julho – e em 2020 foram 9 as pessoas que perderam a vida no trânsito, em Botucatu.

O Estado de São Paulo também registrou essa mesma tendência. Aumentaram os óbitos de 165 para 222 casos nos 7 primeiros meses. Já as colisões com feridos (incluindo atropelamentos) diminuíram de 2.416 para 1.885 registros.

A pesquisa dos dados junto à Secretaria de Segurança Pública foi feita pelo 14News.

Semana Nacional

Para tentar conscientizar os motoristas existe a Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é “Perceba o risco, proteja a vida”, o qual busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão.

Em razão das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, a SNT 2020 realizada pelo DENATRAN ocorrerá em formato digital e será denominada “O DENATRAN na sua vida” e traz também o tema das Campanhas Educativas para este ano.

Ao final deste ano, será encerrada a Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela ONU (2011-2020), na qual os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano.

A realização da SNT 2020 visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), uma vez que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.

O objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil.

SNT 2 2020-09-09 at 13.25.41.jpeg

Além disso, nos eventos da SNT 2020 visamos mostrar à sociedade todos os avanços trazidos pela transformação digital proposta pelo Governo Federal, no âmbito do Denatran, as quais buscam facilitar e desburocratizar a vida dos cidadãos.

Veja abaixo também os dados do trabalho policial e de crimes no Estado de São Paulo.


Crimes em todo o Estado de São Paulo


(Foto de Capa do Corpo de Bombeiros – são os profissionais do Resgate que atendem as ocorrências com apoio do SAMU quando há maior demanda de acidentes).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes