25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Coronavírus também é oportunidade de ser solidário e fraterno

Artigo: Fraternidade – o antivírus para a Covid-19

Entre tantas mensagens e notícias preocupantes que se espalham na mesma velocidade do coronavírus, é nosso dever difundir na mesma proporção, a fraternidade, o antivírus para a Covid-19.

A pandemia instalada é “o puxão de orelha” que cada um de nós necessita para resgatar a responsabilidade social individual: “sou EU que preservo o OUTRO”, “EU mantenho a distância por VOCÊ”, “EU lavo as mãos por VOCÊ”, “EU não vou ao shopping por VOCÊ”, “Eu não estocarei comida por VOCÊ”, “EU cuidarei do SEU filho, SEUS pais e SEUS avós por VOCÊ”, ou seja, como EU poderei ajudar a minha vizinhança, minha cidade, meu país neste momento?

O isolamento social é sinônimo de sobrevivência e seus efeitos colaterais serão minimizados pela fraternidade.

Uma mudança radical de mentalidade é mais do que necessária. A lucratividade a qualquer preço, individualismo, desigualdades, omissão das vulnerabilidades sociais se não erradicadas, alocarão as diversas formas de violência para o colapso em que vivemos. Não podemos ignorar as pessoas em situação de rua e as encarceradas – como aplicar as mesmas ações de isolamento/distanciamento com dignidade para esses grupos sociais?

Conter a disseminação do coronavírus depende muito das nossas atitudes individuais em prol da coletividade, sendo assim, segue algumas inspirações:

Dica 1: Compras para vizinhos que “estão em quarentena” ou no “grupo de risco”
“Se você tem mais de 60 anos (grupo de risco), posso ir ao mercado para você – sem problemas ou custo. Só me avisar antes para eu me programar”.

Dica 2: Comprar alimentos, remédios e outros itens dos estabelecimentos existentes no seu bairro.
“Os pequenos negócios correm muito risco com a Covid-19”
“Não estocar alimentos, compre o necessário – empatia na disponibilização de alimentos”

Dica 3: Ajuda e suporte de informática
“Vídeos curtos (tutoriais) para coisas básicas do WhatsApp, Facebook, ou como procurar e assistir vídeos no Youtube”

Dica 4: Produção de vídeos
“Vídeos curtos (tutoriais) de receitas, indicações de séries – livros – filmes, de brincadeiras, temas escolares, artesanato – compartilhe propostas para ocupação das horas domésticas”

Dica 5: Doe cestas básicas, itens de higiene pessoal e brinquedos
“Busque informações sobre a existência de pessoas ou famílias que precisam de ajuda. O trabalho autônomo foi/será o mais prejudicado com o isolamento social e, muitos responsáveis não poderão deixar suas crianças nas creches e escolas, consequentemente, não poderão trabalhar”.

Há várias maneiras de ajudar e conectar-se de forma responsável com o próximo. Esse momento é a oportunidade de conhecer (de forma distanciada) a sua vizinhança e as vulnerabilidades sociais de sua cidade.

Por Patricia Shimabuku – ativista socioambiental.

DESTAQUES:

https://14news.com.br/botucatu/venda- de-filhotes-no-caobeleireiro-em- botucatu/
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes