20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Queda de avião que levava time da Chapecoense para a Colômbia mobiliza torcedores de todos os clubes

Bastaram surgir as primeiras informações sobre o acidente com o avião que transportava a Chapecoense, na madrugada desta terça-feira (29), na Colômbia, para que equipes e jogadores se mobilizassem através das redes sociais.

Logo nas primeiras horas da manhã, uma enxurrada de mensagens tomou conta do Twitter e sites de notícias, todos prestando solidariedade e lamentando o ocorrido. CLubes do Brasil e de fora do país manifestaram apoio e orações aos integrantes que estavam no avião. 

Internacional, Santos e Flamengo usaram suas contas oficiais no Twitter para prestar solidariedade ao momento trágico pelo qual o clube catarinense passa. O Júnior de Barranquilla, clube da Colômbia também demonstrou a sua compaixão com a situação. O Sporting Cristal, do Peru, foi mais um clube de fora do país que se manifestou.  Benfica, de Portugal, e Sevilla, da Espanha, são outros clubes que se solidarizaram com a apreensiva situação da delegação da Chape.

O São Paulo adiou a apresentação de seu novo técnico, Rogério Ceni, que seria realizada ao meio-dia desta terça-feira (29), por conta do acidente e ainda não informou nova data.

Algumas personalidades do futebol também prestaram homenagem. Felipe Melo e Lucas Leiva foram os primeiros brasileiros a se manifestarem com mensagens de apoio e torcida. Iker Casillas, goleiro da seleção espanhola e do Porto, de Portugal, através do Twitter, também deixou um recado, assim como o compatriota Raúl González, ex-atacante do Real Madrid. 

Em nota ao canal Sportv, Ivan Tozzo, vice-presidente da Chapecoense disse: “Muito triste a notícia que recebemos hoje de manhã. Jamais iríamos esperar. Estamos reunidos no estádio, recebendo as pessoas envolvidas, as pessoas que amam a Chapecoense. É uma notícia que não existe. Até agora não caiu a ficha. Estamos no aguardo, todo mundo confiando em Deus que as coisas vão acontecer certo para nós. É complicada a dor. Eu que estou há muito tempo envolvido na Chapecoense, sei o que passamos até aqui. Agora que chegamos, não vou dizer no auge, mas em destaque nacional, acontece uma tragédia dessa. É muito difícil, uma tragédia muito grande”.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), também emitiu nota através das redes sociais: ” A CBF manifesta a sua consternação com as notícias que chegam da Colômbia, dando conta de um acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense, jornalistas e convidados, a caminho do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Estamos em contato com a Conmebol, autoridades locais e representantes do clube em busca de mais informações, antes de quaisquer possíveis medidas quanto ao andamento do futebol brasileiro. Desde já, manifestamos a nossa solidariedade e direcionamos nossas orações aos passageiros e tripulantes do voo. #ForçaChape”

Últimas notícias

Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.

Segundo o Aeroporto Internacional José Maria Cordova, de Medellín, os cinco sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Danilo e Follmann, o jornalista Rafael Henzel e a comissária Ximena Suarez.

Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

O acidente
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. Mas a mídia local informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.

Segundo a rede de TV Caracol, da Colômbia, a aeronave sumiu do radar entre La Ceja e Abejorral.Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu muito a visibilidade.

Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.

Final de campeonato
O time da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite de segunda (28), para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta (30).
Inicialmente, a delegação embarcou em um voo comercial de São Paulo até a Bolívia. Lá, o grupo pegou um voo da LaMia.

O primeiro jogo da decisão, marcado para esta quarta-feira (30), foi cancelado, segundo a  Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

O Itamaraty, pelo telefone, informou que a embaixada do Brasil em Bogotá está em contato com as autoridades colombianas para obter informações sobre o acidente. A assessoria informou que as notícias ainda chegam desencontradas.

O Ministério das Relações Exteriores vai esperar um posicionamento oficial sobre vítimas e circunstâncias do acidente para se pronunciar. Está previsto que divulguem uma nota oficial ainda agora de manhã. O embaixador em Bogotá se chama Julio Bitelli.

(com Globoesporte.com)

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes